Conecte-se conosco

Agronegócio

“Apareceu a margarida, olê, olê, olá”: veja como plantar essa bela espécie

Aprenda a cultivar margaridas em casa de um jeito simples e prático e deixe seu ambiente ainda mais charmoso com essa plantinha delicada.

Publicado

em

De origem europeia, a margarida vem da mesma família do girassol e do crisântemo. Uma das flores mais delicadas e populares, a margarida, também conhecida como bem-me-quer, é vista como a flor do amor.

Delicada e de coloração branca e amarela, essa plantinha é perfeita para quem está iniciando no ramo de jardinagem, por ser bastante resistente, de baixa manutenção e que consegue se desenvolver de maneira saudável sem muitos cuidados específicos. Mesmo de aparência frágil, a flor consegue se adaptar a vários tipos de solos.

Entretanto, há algumas atenções necessárias para que sua margarida cresça de maneira saudável. Por isso, hoje vamos ensinar como cultivar margaridas de maneira simples e prática. Confira! 

Reprodução: shutterstock

Veja como cultivar margaridas em casa 

Vaso e substrato

A margarida se desenvolve bem em substratos mais pobres, entretanto, essa planta gosta de solos fofos e bem drenados. Dessa forma, o ideal é realizar o plantio em vaso, de preferência vazado no fundo, garantindo assim, um escoamento eficiente da água.

Já em relação ao substrato, é recomendado utilizar matéria orgânica, que auxilia no crescimento da planta.

Luminosidade 

A margarida gosta de local com bastante incidência solar. Dessa forma, ao cultivá-la em ambiente fechado, deixei em um local bem iluminado, próxima a janelas, varandas ou sacadas.

Plantio 

O plantio pode ser feito através de sementes e mudas e o melhor período para começar o cultivo é durante a primavera. Se você optar pelo plantio com sementes, é necessário fazer a semeadura no local definitivo, enterrando os grãos de maneira superficial para que eles ainda recebam luz natural.

Já se você optar pelo plantio com mudas, é necessário separar o sistema radicular, observando também a saúde das raízes e folhas. Em seguida, basta realizar o plantio novamente em solo preparado. Lembre-se de manter o solo úmido, e caso você realize o plantio das margaridas em ambiente fechado, posicione o vaso em um local com bastante incidência solar.

Adubação

É ideal manter o substrato rico em matéria orgânica para que a sua planta floresça de maneira abundante. Dessa forma, utilize fertilizantes fonte de fósforo, que possuem os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da margarida.

Regas

Para que as raízes e caules não corram o risco de apodrecer com o excesso de umidade, é necessário realizar regas sem exagero, molhando a planta apenas quando o substrato estiver seco.

Agora que você sabe com cultivar a margarida da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio plantio em casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS