Conecte-se conosco

Economia

Ambiente fiscal pesa e Ibovespa tem mais um dia de queda

Em Wall Street, o índice do Dow Jones caia 0,13%, aos 27.550 pontos e o Nasdaq avançava 0,19%, aos 11.138 pontos.

Publicado

em

Os investidores ainda repercutem negativamente o anuncio feito pelo governo sobre o Renda Cidadã. Às 10h40, o índice doméstico registrava queda de 0,20%, aos 94.478 pontos.

Os investidores ficaram decepcionados com a estrutura apresentada pelo governo para o programa social, por considerarem que não há um compromisso efetivo com a questão fiscal. De acordo com o governo, os recursos para bancar e ampliar o Renda Cidadão virão do Fundeb e dos precatórios. A solução, no entanto, foi mal recebida pelo mercado que interpretou a iniciativa como uma forma de driblar o teto de gastos. Ontem, o diretor executivo da Instituição Fiscal Independente (IFF) do Senado Federal, Felipe Salto, afirmou que a proposta do governo não está cancelando gastos para criar a nova despesa. “É preocupante, porque pode representar uma maneira de driblar a regra do teto de gastos”, afirmou.

Além das preocupações domésticas, os investidores também estão atentos ao avanço do Covid-19 no mundo e as negociações entre os democratas e republicanos em torno do novo pacote fiscal nos Estados Unidos.

Ontem, o presidente da Câmara, Nancy Pelosi apresentou a proposta de estímulo de US$ 2,2 trilhões, no entanto, os republicamos já sinalizaram que pretendem aprovar ajuda de apenas US$ 1 trilhão.

Logo cedo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preço a Mercado (IGP-M) de setembro registrou alta de 4,34%, ante avanço de 2,74% em agosto. Com este resultado, o acumulado no ano sobe para 14,4% e, em 12 meses, para 17,94%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu de 3,74% em agosto para 5,92%.

Em Wall Street, o índice do Dow Jones caia 0,13%, aos 27.550 pontos e o Nasdaq avançava 0,19%, aos 11.138 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS