Finanças
Taxa Selic em alta: cuidado com o crédito consignado!
Apesar das dificuldades financeiras com a chegada do novo ano, é preciso ter cuidado na hora de solicitar empréstimos, inclusive consignados!
Com os eventos e festividades do fim de ano, muito brasileiros entram no novo já endividados ou buscando crédito para quitar as gastanças do natal e ano novo. Entretanto, é preciso se atentar às condições na hora de algum empréstimo.
O crédito consignado pode parecer bastante tentador e benéfico, mas pode acabar por comprometer o orçamento familiar. A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) emitiu um alerta para os servidores públicos terem cautela, principalmente neste começo de ano.
O motivo para tal alerta, de acordo com o presidente de AFPESP, Artur Marques, é que a taxa Selic, que está em alta, causa bastante impactos nos empréstimos, mesmo nos consignados, que têm juros menores do que demais modalidades.
Mas não é simplesmente por ter menores taxas do que outras modalidades de empréstimo que os servidores e aposentados podem simplesmente contratar o crédito, sendo que ainda é necessário bastante atenção às condições e ao momento financeiro do país.
Como ter cuidado com o consignado
Por ter as parcelas descontadas diretamente das folhas de pagamentos dos servidores públicos e aposentados, as instituições financeiras e demais correspondentes bancários sempre estão atrás de fechar contratos dessa categoria.
Dessa maneira, os bancos que utilizam a modalidade não estão sujeitos a quaisquer riscos de inadimplência, em virtude dos descontos realizados automaticamente. Esse é mais um motivo para os funcionários públicos se atentarem na hora de solicitar um empréstimo consignado.
Apesar de não poder ultrapassar 30% do valor total do salário, conforme estabelecido por lei, é preciso que os aposentados e servidores públicos tenham uma noção factível de qual será o impacto dos descontos diretamente na folha de pagamento, bem como por quanto tempo tais descontos irão ocorrer.
Assim sendo, é importante que essa modalidade de crédito seja utilizada apenas em momentos de real necessidade, não por mero impulso em virtude da facilidade de aprovação e efetiva contratação.
Além disso, cabe ressaltar que diferentes instituições oferecem diferentes ofertas, então, é importante também conferir e comparar qual será mais benéfica no caso concreto individual.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Mundo20 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Bancos9 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo18 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos23 horas atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Tecnologia2 dias atrás
Aumente a segurança do seu filho no WhatsApp com as nossas dicas