Conecte-se conosco

Saúde

Refrigerante zero faz mal à saúde? Entenda se você pode consumir este tipo de bebida

Refrigerante é rico em açúcar e faz mal à saúde, mas e as versões zero, estão liberadas? Entenda quais os riscos de ingerir essas bebidas no seu dia a dia.

Publicado

em

Muitos alimentos são considerados vilões na hora de se alcançar objetivos como manter uma alimentação saudável ou mesmo para obter um físico invejável, dentre eles podemos destacar o refrigerante.

Segundo especialistas em nutrição esportiva, um dos maiores problemas no consumo de refrigerante para quem tem o hábito de prática de atividades físicas é o alto teor de açúcar encontrado nesta bebida, acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para quem busca apenas a estética, o refrigerante zero ou diet, por terem baixa quantidade de calorias, pode ser uma alternativa. Mas, para quem busca uma alimentação saudável, mesmo com a menor quantidade de açúcar, outros componentes ainda são prejudiciais à saúde devido a sua concentração.

A recomendação é evitar estas bebidas e não extrapolar nem mesmo em finais de semana, período em que algumas pessoas tendem a ignorar sua dieta, acreditando que podem manter a balança equilibrada a seu favor por cumprir cinco dias de dieta e exagerar e sair dela apenas dois dias na semana.

Isso é um erro comum e pode estragar totalmente a dieta, segundo orientações de nutricionistas, e afetar negativamente a saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Um dos componentes do refrigerante, o ácido fosfórico, presente principalmente em refrigerantes de cola, possui uma característica maléfica ao organismo.

Este componente é um dos principais impedimentos a uma boa absorção de cálcio pelo organismo humano, podendo afetar o crescimento em pessoas mais jovens e facilitar o desenvolvimento de osteoporose.

A alternativa saudável ao refrigerante é o suco natural, porém, quando não for possível, o suco 100% integral pode ser consumido. Sucos de caixinha podem trazer tanto ou mais malefícios que os refrigerantes.

O brasileiro é um dos maiores consumidores mundiais de refrigerantes, sendo o 10º colocado em uma lista com os chineses em primeiro lugar como maiores consumidores da bebida no mundo e os norte-americanos em segundo lugar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS