Mercado de Trabalho
Futuro incerto: 5 profissões em risco de desaparecer devido à automação – Conheça agora!
Algumas profissões estão sob risco de serem extintas em pouco menos de uma década. Saiba quais são as profissões e os motivos.
Com o passar dos anos, os avanços nos setores profissionais, tecnológicos e diversas áreas profissionais acabam por ameaçar algumas carreiras que até pouco tempo podiam ser consideradas estáveis e duradouras.
Dessa maneira, dentro das próximas décadas diversas profissões podem deixar de existir, principalmente aquelas que podem ter o profissional humano substituído por uma máquina ou até mesmo um programa de computador, com o grande avanço das inteligências artificiais, por exemplo.
Outros cargos que estão em risco são aqueles intermediários, ou seja, que por si sós não demonstram um valor agregado suficiente para que os empregadores escolham manter os funcionários.
Os motivos para esse desemprego estrutural são diversos, sendo considerados naturais para o mercado de trabalho, um ambiente constantemente competitivo e que demanda atualização em tempo real.
Por exemplo, no final do século XIX e início do século XX, profissionais considerados essenciais foram perdendo espaço conforme os processos de automação ganharam maior eficiência.
Agora, sem mais delongas, vamos listar as profissões que correm o risco de desaparecer dentro do futuro breve.
Profissões que podem desaparecer logo
Arquivistas
Os arquivistas parecem estar cada vez mais próximos de perderem os empregos. O motivo para isso é muito claro: a digitalização de documentos. Essa tendência não é nova, sendo que até mesmo processos judiciais já estão totalmente digitalizados.
Além disso, é muito mais prático e rápido procurar arquivos de maneira digital do que nos já antiquados arquivos físicos, cheios de prateleiras, gavetas e pastas.
Atendentes bancários
De acordo com a expectativas de especialistas do setor, os bancos digitais devem tomar conta do área de financeiras, acarretando demissões de massa de funcionários de agências bancárias tradicionais, provavelmente tendo início pelos responsáveis pelo atendimento aos clientes.
Funcionários de call center/telemarketing
Com a modernização das tecnologias de chatbots, os trabalhadores de call centers e telemarketings podem estar com os dias contados.
Isso porque as máquinas devem chegar ao potencial de realizar a função como os humanos, adquirindo até mesmo conotações dos seres humanos para interpretar sarcasmo, ironia e demais emoções apenas pelo tom das palavras dos possíveis clientes.
Operadores de caixa
Hoje mesmo já é possível notar que várias pessoas estão optando pelo self-checkout em mercados, quando disponível.
Assim, com avanços nas áreas de pagamentos móveis e demais soluções de pagamentos que não requerem interação humana, é possível que os operadores de caixa se tornem obsoletos dentro das próximas décadas.
Taxistas
Por fim, os taxistas já estão em risco de extinção há tempos, sendo que, se não fosse a possibilidade de ajustar preços de viagens com maior flexibilidade, é possível que a profissão já tivesse deixado de existir.
A tendência é que os aplicativos de mobilidade urbana e até mesmo veículos inteligentes dominem de vez o mercado, acabando com os taxistas de outrora.

-
Tecnologia2 dias atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Finanças8 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças23 horas atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política22 horas atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças13 horas atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Moeda mais cara do planeta é vendida por US$ 11 milhões
-
Tecnologia2 dias atrás
Ar-condicionado é coisa do passado? Nova tecnologia promete revolucionar