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Google pode enfrentar dificuldades com a popularização desta tecnologia IA

Os funcionários do Google perguntaram aos executivos em uma reunião geral se o chatbot de IA que está se tornando viral representa uma “oportunidade perdida” para a empresa.

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Os funcionários do Google estão vendo todo o burburinho em torno do ChatGPT, o chatbot de inteligência artificial que foi lançado ao público no final de novembro e rapidamente se tornou uma sensação no Twitter.

Alguns deles estão se perguntando onde o Google está na corrida para criar chatbots sofisticados que possam responder às perguntas dos usuários. Afinal, o principal negócio do Google é a pesquisa na web, e a empresa há muito se apresenta como pioneira em IA.

A tecnologia de conversação do Google é chamada LaMDA, que significa Language Model for Dialogue Applications.

Em uma recente reunião geral, os funcionários levantaram preocupações sobre a vantagem competitiva da empresa em IA, dada a repentina popularidade do ChatGPT, lançado pela OpenAI, uma startup sediada em San Francisco apoiada pela Microsoft.

“Esta é uma oportunidade perdida para o Google, considerando que já temos o Lamda há algum tempo?” leia uma das perguntas mais votadas que surgiu na reunião da semana passada.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e Jeff Dean, chefe de longa data da divisão de IA do Google, responderam à pergunta dizendo que a empresa tem recursos semelhantes, mas que o custo se algo der errado seria maior porque as pessoas precisam confiar nas respostas que recebem do Google.

Bilhões de pessoas em todo o mundo usam o mecanismo de busca do Google, enquanto o ChatGPT ultrapassou 1 milhão de usuários no início de dezembro.

“Isso realmente atinge uma necessidade que as pessoas parecem ter, mas também é importante perceber que esses modelos têm certos tipos de problemas”, disse Dean.

Morgan Stanley publicou um relatório sobre o assunto na segunda-feira, analisando se o ChatGPT é uma ameaça para o Google.

Brian Nowak, principal analista do banco para a Alphabet, escreveu que o argumento pessimista para o Google é que os modelos de linguagem podem conquistar participação de mercado “e atrapalhar a posição do Google como ponto de entrada para as pessoas na Internet”.

No entanto, Nowak disse que a empresa ainda está confiante na posição do Google porque a empresa continua a melhorar a busca, enquanto a criação de mudanças comportamentais é um grande obstáculo para qualquer tecnologia nova e competitiva.

Além disso, o Google está “construindo modelos de linguagem natural semelhantes, como o LaMDA” e “procuramos outros produtos que venham com o tempo”, escreveu ele

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