Conecte-se conosco

Economia

Uber e 99: Cancelamento de corridas virou rotina para usuários

Insatisfação de quem utiliza os aplicativos vem aumentando no decorrer dos últimos meses. Alta nos combustíveis impacta neste processo.

Publicado

em

Tempo de espera prolongado e cancelamentos inesperados têm sido as principais situações vividas por quem utiliza os aplicativos de mobilidade urbana Uber e 99. Passageiros das duas empresas estão insatisfeitos com os atuais serviços prestados, que eram considerados de boa qualidade até então.

Leia mais: Motoristas da Uber e 99 relatam dificuldades e justificam cancelamentos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), responsável por medir o nível de insatisfação dos usuários das plataformas, informou que houve um aumento no número de reclamações nos últimos meses. Tal período coincide com o momento de alta no preço dos combustíveis no país.

Segundo Rafael Calabria, Coordenador de mobilidade urbana do Idec, as recentes críticas aos aplicativos de mobilidade podem ser atribuídas em razão ao preço “irreal” e “supreendentemente baixo” aplicado pelas empresas no decorrer dos últimos anos no país. O resultado da cobrança superficial de antes acaba se traduzindo em uma má qualidade dos serviços de hoje.

“Quando o preço é irreal, não consegue sustentar por muito tempo. Ele atrai pessoas por um tempo, mas depois começa a mostrar impactos ruins nesse preço artificial”, explicou Rafael Calabria.

Motoristas insatisfeitos

Além disso, conforme avalia Calabria, o cenário de insatisfação não se aplica somente aos usuários da Uber ou 99, mas também vai de encontro ao relato de motoristas das plataformas, que não enxergam mais vantagem em realizar corridas durante determinados períodos do dia. Isso acaba afetando a ponta responsável pela oferta de carros.

“Se tornou rotina ter vários cancelamentos dos motoristas até conseguir um que aceite a corrida”, declarou uma usuária da Uber, que costuma utilizar os serviços da empresa para ir ao trabalho.

De acordo com o coordenador do Idec, mesmo com o descontentamento inerente, é necessário entender que faz sentido a correção no preço cobrado pelas corridas na Uber e 99. Neste caso, cabe ao usuário a missão de refletir melhor sobre qual trajeto compensa utilizar o serviço de aplicativo. Combinar a mobilidade das empresas com o uso de transporte público pode ajudar na economia durante o processo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS