Saúde
Anvisa alerta sobre o uso de botox falsificado; saiba quais são os lotes e como reconhecê-los (Karolina)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e solicitou o recolhimento de lotes da toxina. Entenda o motivo.
Procedimentos estéticos vem se tornando cada vez mais comuns e procurados, como preenchimentos, botox e harmonizações. A demanda vem de mulheres e homens que procuram uma melhora estética.
No entanto, é necessário tomar cuidado com a toxina utilizada nesse tipo de procedimento. Visto que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela regulamentação, suspendeu a distribuição e o uso de alguns lotes do produto.
O produto em questão é a toxina botulínica, conhecida popularmente por ser utilizada para fazer o famoso botox.
O alerta da agência foi transmitido no dia 3 de janeiro, última sexta-feira, depois de analises terem sido feitas em duas marcas de produto, sendo essas, o Botox® 100U, lote C7654C3F e também o Dysport® 300U, lote L25049. Ambos de toxina botulínica A.
O que aconteceu foi que a farmacêutica, que detém os direitos pelo registro do botox, informou a Anvisa sobre a existência e identificação de duas unidades falsas do produto. Por sua vez, o lote C7654C3F da Botox®, foi considerado pelo grupo verdadeiro.
É preciso se atentar, visto que a veracidade do produto só é possível se constatar, observando a bula, rótulo e a embalagem.
Logo, para diferenciar um produto falso de um verdadeiro, é necessário observar as informações que existem na embalagem do produto em questão.
Por sua vez, a farmacêutica responsável pela a Dysport®, Beaufor Ipse, afirmou que não reconhece o lote L25049 como um produto original.
Recebendo o comunicado das duas empresas farmacêuticas, a Anvisa tomou providências. Optando por apreender e suspender a distribuição e uso desses produtos não originais.
Se você como paciente ou médico, perceber que o produto a ser utilizado no procedimento é um dos falsificados, não faça ou permita o uso da substância.
Conheça esse procedimento estético
A aplicação dessa toxina no rosto é utilizada para amenizar rugas, seja causadas pela idade ou por expressão. É um procedimento sem riscos, desde que o produto utilizado seja licenciado pela Anvisa.
Outro ponto é se atentar a escolher um bom profissional, que seja capacitado para a aplicação dessa toxina na pele.
Esse procedimento simples e eficiente é constantemente procurado por pessoas mais velhas ou vaidosas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%