Automobilística
Como proceder quando atingir o limite de pontos na CNH? Saiba tudo aqui!
A regulamentação para a suspensão do direito de dirigir depende da natureza das infrações cometidas no decorrer de 12 meses; entenda mais!
No Brasil, para ser considerado apto e adquirir o direito de dirigir é preciso obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para isso, é preciso primeiro passar por alguma autoescola, realizar as aulas e ser aprovado em uma série de exames teóricos e práticos.
Entretanto, depois de ter conquistada a CNH, os motoristas precisam dirigir com atenção e conforme estabelecido nas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com o advento da Lei 14.071/20, que entrou em vigor em 2021, a pontuação para perder o direito de dirigir é de 40 pontos, mas varia com base na natureza da infração cometida.
As multas são divididas em quatro categorias: leve, média, grave e gravíssima, de maneira que a quantidade de pontos limite para ter a CNH suspensa varia de acordo com as infrações cometidas dentro de doze meses.
Essas diferentes situações são as que seguem:
- Sem nenhuma infração gravíssima em doze meses, a CNH é suspensa quando atinge o limite de 40 pontos;
- Caso haja apenas uma infração considerada gravíssima em doze meses, a CNH é suspensa ao atingir 30 pontos;
- No caso de duas ou mais infrações gravíssimas dentro de doze meses, a CNH é suspensa ao atingir 20 pontos.
O padrão do procedimento é que a CNH seja suspensa somente depois de um processo administrativo, estabelecido após o condutor não ter mais nenhuma opção de defesa contra as infrações. Na maior parte das vezes, o condutor sequer fica sabendo do processo administrativo, que é comunicado através de edital.
Entretanto, em alguns casos o motorista pode receber a notificação sobre esse procedimento administrativo. Outro fator a se considerar é que o tempo de suspensão da CNH também é baseado no motivo da penalidade, podendo ser de dois meses a dois anos.
Os trabalhadores que utilizam o veículo para fins profissionais não estão sujeitos às mesmas regras, já que podem evitar a perda temporária da CNH realizando um curso preventivo, com o intuito de não acabar com o instrumento de trabalho do condutor.
Para checar a situação do seu documento, basta acessar o site do Detran do seu estado e realizar um cadastro com suas informações pessoais, como CNH e CPF. Caso já possua cadastro, localize a aba “CNH” e acesse “Consulta de pontos da CNH”.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística24 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política14 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”