Conecte-se conosco

Agronegócio

Essa já tem dona: conheça a catnip, a erva do gato e saiba como cultivar

Além de inofensiva, a catnip age apenas como estimulante, auxiliando os gatinhos tristes e apáticos. Veja como cultivá-la!

Publicado

em

Muito semelhante à hortelã, a erva de gato, comumente conhecida como catnip, é uma planta que provoca uma resposta nos gatos, aguçando os sentidos do predador. Ou seja, deixa os felinos bastante alterados. 

Muitas pessoas pensam que a erva é ruim para os animais, mas isso não é verdade. Os animais costumam brincar, morder e até tentam comer a planta. A reação é iniciada pelo cheiro e dura pouco tempo. Pesquisas sugerem que gatos castrados e mais velhos sejam imunes a esses efeitos.

Dessa forma, a catnip é inofensiva e age apenas como estimulante, auxiliando gatos tristes e apáticos, sem provocar vício ou dependência nos felinos. Além disso, a erva também ajuda a reduzir o estresse do gato, ajudando-os a permanecerem em determinados espaços por mais tempo. 

A catnip só traz vantagens para o seu pet! Pensando nisso, hoje vamos ensinar como plantar a erva do gato e seus principais cuidados após o plantio. Confira!

Como plantar a erva do gato

Essa erva pode ser plantada tanto em vaso quanto diretamente no solo. Você pode adquirir as sementes em casas especializadas e de jardinagem. Veja a seguir o passo a passo do plantio.

  • Primeiro, é importante que a erva seja plantada em uma profundidade de até 30 cm de terra fofa comum;
  • Dessa forma, coloque as sementes em pequenos buracos e mantenha um espaço razoável entre eles;
  • Em seguida, para ter um bom desenvolvimento é necessário que a erva do gato receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta;
  • Regue a planta duas vezes ao dia, de manhã e à noite;
  • Além disso, ao adubar, opte por adubos orgânicos, a fim de evitar substância química que interfira no cheiro natural da planta.

Cuidados após o plantio

É importante realizar a rega duas vezes ao dia para que a planta se desenvolva bem. Tenha cuidado para não encharcar, a fim de evitar o apodrecimento das raízes.

Agora que você sabe como cultivar catnip, que tal colocar o plantio em prática? Além de deixar o seu felino feliz, o seu ambiente ficará ainda mais charmoso.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS