Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a begônia maculata e saiba como cultivar essa espécie tropical

A espécie é ideal para o cultivo em ambientes internos, mas possui algumas exigências para que ela tenha um bom desenvolvimento. 

Publicado

em

Nativa das matas tropicais do Sudeste e Centro-oeste brasileiro, a begônia foi eleita a queridinha de 2021. Suas folhas longas e verdes, possuem pequenas manchas brancas arredondadas com verso avermelhado, criam uma estampa única em cada folha.

Essa espécie parece uma obra de arte em exposição. Para aqueles que apreciam a presença das plantas em casa, essa é uma espécie singular. 

Pensando nisso, hoje vamos mostrar como cultivar a begônia em casa da maneira correta e deixar seu ambiente com mais personalidade. Confira!

Imagem: Shutterstock / Shadow Inspiration

Como cultivar

A begônia maculata é a espécie ideal para o cultivo em ambientes internos. Entretanto, a planta possui algumas exigências para que ela tenha um bom desenvolvimento. 

É importante que o local de plantio se aproximar das condições de iluminação e umidade das matas de onde ela é originária. Dessa forma, é fundamental que a terra seja úmida e o local de meia-sombra.

Dessa forma, a rega pode ser feita de maneira espaçada, de três a quatro vezes por semana. Além disso, é importante evitar jogar água diretamente sobre as folhas e em excesso, para que a terra não fique encharcada. O ideal é utilizar um borrifador.

Já para fertilizar o solo, uma boa opção é adubar a terra com substrato de húmus, por exemplo. 

Dicas de cultivo

Caso a sua plantinha murche ou recline, significa que ela está precisando de água ou recebendo muito sol. Fique atento! Além disso, evite locais que recebam muito vento.

Seguindo as dicas acima, você terá um cultivo de sucesso!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS