Conecte-se conosco

Agronegócio

Begônia: aprenda as principais dicas para cultivo dessa belíssima espécie

Cultive begônias em vasos e deixe seu jardim muito mais colorido. Confira o passo a passo de como fazer isso.

Publicado

em

A begônia é uma espécie de planta muito comum na ornamentação de jardins, canteiros, parapeitos, vasos decorativos e outros. Sua floração abundante e colorida, com variedades hibridas, é muito delicada e apreciada. Além disso, a planta floresce na maior parte do ano e possui grande diversidade de gênero. Os cuidados e cultivo, contudo, são semelhantes para todas as espécies. Desse modo, confira algumas dicas imprescindíveis para lograr êxito no plantio da begônia.

Clima

A begônia prefere climas quentes e não suporta baixas temperaturas. Portanto, atente-se ao clima do local onde você mora. Se cultivada em condições climáticas corretas, a planta se desenvolve bem e floresce durante o ano todo.

Mudas

As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou floriculturas a preços acessíveis. O ideal é comprar mudas próximas à fase de floração.

Luminosidade

As condições de iluminação devem ser boas, com incidência de luz indireta, já que muito sol pode queimar a planta. Assim, se optar por plantar em vasos, coloque-os próximos de portas e janelas.

Substrato

Prepare o substrato ideal terra. O recomendável é colocar uma parte de terra vegetal e uma parte de terra comum de jardim com duas partes de composto orgânico. Para o plantio em vasos, use solo enriquecido em matéria orgânica e bem drenável. Também é importante que os vasos apresentem orifícios de drenagem para o escoamento de água.

Regas

Regue com frequência após o plantio, até a planta se estabilizar. Após esse período, o ideal é espaçar mais o tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo meio seco. Não molhe as folhas, apenas o solo.

Adubação

Faça adubação periodicamente utilizando torta de mamona, farinha de osso, uréia, nitrocálcio ou NPK. Dessa forma a planta ficará saudável, bem nutrida, florida e menos suscetível a pragas e doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS