Tecnologia
Desaparecidas: Conheça as 6 profissões que sumiram com o tempo; Qual será a próxima?
Confira 6 profissões que foram substituídas com o avanço da tecnologia. Saiba que cada vez mais esse fenômeno se torna comum.
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, algumas profissões passaram a entrar em desuso. O que antes era fundamental, passou a ser substituído pela tecnologia e, principalmente, pela internet, que soluciona diversos problemas de forma rápida e simples.
Algumas outras profissões passaram a existir, como os famosos programadores na área de computação, que costumam ter um retorno financeiro positivo por conta da alta demanda de emprego e poucas pessoas com essa habilidade na área.
Saiba quais foram aquelas profissões que eram comuns e acabaram sofrendo as consequências do avanço tecnológico e passaram a ser totalmente substituídas por outras funções. Venha conferir 6 profissões que acabaram:
6 profissões que foram substituídas com o tempo
1. Vendedores de Enciclopédia
Com o advento da Google, tornou-se extremamente fácil obter informações sobre qualquer assunto em questão de instantes. No passado, as informações eram vendidas em forma de enciclopédias que cobriam uma ampla gama de assuntos.
Geralmente, eram pessoas eruditas que vendiam as enciclopédias e se comportavam como experts, tendo profundo conhecimento e compreensão dos produtos que estavam vendendo.
2. Guias com lanterna em cinemas
Atualmente, quando as luzes do cinema são apagadas, as pessoas precisam encontrar seus lugares por conta própria, geralmente escolhidos através da internet ou na bilheteria. No passado, existiam profissionais que ajudavam as pessoas a encontrar seus lugares usando uma lanterna.
Eles também eram responsáveis por manter a ordem durante a sessão, garantindo que as pessoas não fizessem barulho ou falassem durante o filme.
3. Atores e atrizes de rádio
As radionovelas permitiam a sincronização da voz e a criação de uma narrativa e de uma impressão artística para o público, mesmo sem a presença visual dos atores.
No entanto, com a chegada do cinema e da televisão, que permitiram que as pessoas pudessem ver as atuações dos atores, a popularidade dos atores de rádio declinou.
4. Telefonistas
Antigamente, quando alguém desejava fazer uma chamada telefônica direta para outra pessoa, era necessária a intervenção de um telefonista.
Assim, antes de estabelecer uma ligação, era preciso passar por um telefonista que buscaria o número e estabeleceria a conexão entre as linhas telefônicas.
5. Vendedor de locadora
No passado, era comum encontrar locadoras de filmes, onde as pessoas podiam alugar fitas ou DVDs e devolvê-los dias depois. No entanto, com a popularização do streaming, as locadoras ficaram cada vez mais raras e perderam sua relevância.
Em vez disso, as pessoas agora podem assistir a filmes e jogos on-line, sem a necessidade de alugá-los fisicamente.
6. Datilógrafo
Um datilógrafo era uma pessoa que escrevia em uma máquina de escrever mecânica. Essas máquinas eram amplamente utilizadas antes da popularização dos computadores e dos processadores de texto. Os datilógrafos eram especialistas em digitar rapidamente e com precisão e eram muito valorizados nas secretarias e escritórios.
Com o advento da tecnologia, a profissão de datilógrafo tornou-se menos comum, mas ainda há pessoas que mantêm as habilidades e conhecimentos dessa profissão tradicional.
-
Tecnologia23 horas atrás
Não gostou do assistente? Saiba como tirar a Meta IA do seu WhatsApp
-
Finanças14 horas atrás
Arquiteta recebe PIX de R$ 10 mil por engano e tem atitude inacreditável
-
Economia1 dia atrás
Quanto faturam os maiores influenciadores do mundo? Forbes acaba de revelar
-
Política18 horas atrás
Disputa por terras desafia preservação em Jericoacoara, no Ceará
-
Agronegócio2 dias atrás
Sim, elas existem! Plantas ideais para aumentar a produtividade no trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Cheque especial é um facilitador ou armadilha financeira?
-
Empresas2 dias atrás
Unicórnios individuais já são realidade e comprovam profecia de Sam Altman
-
Empresas2 dias atrás
Lucro do Carrefour Brasil sobe 67,4% no 3TRI24