Conecte-se conosco

Tecnologia

Bard: novo sistema da Google, concorrente da ChatGPT, será disponibilizado ao público em breve

Depois do sucesso do ChatGPT e do investimento milionário da Microsoft na ferramenta, Google já anuncia seu próprio chatbot inteligente.

Publicado

em

google

No dia 20 de janeiro, o The New York Times divulgou em primeira mão que os fundadores da Google haviam se reunido diversas vezes, com critério de emergência, com os demais executivos da companhia, buscando soluções para concorrer com o ChatGPT da OpenAI.

Essas reuniões deram vazão a diversos rumores sobre o futuro da Google, que, nesta segunda-feira (6), anunciou seu próprio concorrente ao serviço da OpenAI, um chatbot inteligente que atua respondendo comandos e perguntas sobre inúmeros assuntos e em diversos idiomas.

Já o novo sistema da Google, que recebeu o interessante nome de Bard, que em tradução literal significa bardo, ou seja, aquelas pessoas que contavam histórias através de conversas nas épocas medievais, será disponibilizado ao público dentro de algumas semanas.

A Google informa que o Bard pega as informações atualizadas diretamente na internet, o que pode proporcionar “respostas de alta qualidade“. De acordo com a divulgação feita pela empresa, será possível fazer pedidos como os que seguem:

  • comparar dois filmes indicados ao Oscar;
  • ajudar com o planejamento do chá de bebê de um amigo;
  • recomendar receitas com base no que você possui na geladeira;
  • novas descobertas do James Webb que você poderia mostrar para o seu filho de 9 anos.

Conforme dito pelo diretor-executivo da Google, Sundar Pichai, em um anúncio feito no blog da gigante das pesquisas:

Há dois anos, nós mostramos os recursos de linguagem e conversação de última geração desenvolvidos pelo LaMDA. Agora estamos chamando-o de Bard.

O LaMDA, mencionado pelo executivo, é um Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, ou seja, um modelo de inteligência artificial que atua com base no modelo de conversação, que se tornou muito popular no ano passado, com um dos engenheiros dizendo que o sistema era um “ser vivo” que tinha capacidade de até mesmo contar piadas.

Por fim, ainda não houve um detalhamento maior sobre o funcionamento do Bard, que deve ser explicado de maneira aprofundada nesta quarta-feira (8), durante um evento em Paris organizado pela Google.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS