Conecte-se conosco

Saúde

Criança não consegue aprender? Pode ser miopia! Saiba como resolver

Os casos de miopia vem aumentando no Brasil e as crianças estão sofrendo muito com esse problema, tendo os estudo prejudicados. Saiba como identificar e o que fazer nesses casos.

Publicado

em

É a vez das crianças! Dispositivos Echo contam com Amazon Kids

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a população terá um aumento acima da média mundial nos casos de miopia, atingindo cerca de 35.5% dos brasileiros.

Com base nesses dados, oftalmologistas sugerem que crianças em férias passem por exames oftalmológicos nesse período, para que retornem às aulas já com o diagnóstico realizado e, se necessário, o tratamento em andamento.

Em uma ação social realizada pelo hospital ligado ao instituto Penido Burnier, cerca de 36 mil crianças receberam óculos corretivos em escolas públicas de Campinas, interior de São Paulo. Após um ano, com a correção da dificuldade de enxergar à distância corrigida, cerca de metade das crianças teve melhora no desempenho escolar e mais de um terço delas ficaram menos agitadas, comprovando que a saúde ocular deveria ser melhor acompanhada na infância.

A miopia tem geralmente causa hereditárias, quando ao menos um dos pais possui a deficiência em enxergar à distância, mas pode ser agravada pela superexposição digital e falta de luz solar na vida das crianças hoje em dia.

Segundo profissionais oftalmologistas, a miopia é facilmente reversível com a utilização de óculos ou lentes de contato.

Segundo o médico responsável pela pesquisa do instituto, o oftalmologista Leôncio Queiroz neto, o uso intenso de telas quase dobrou a ocorrência de miopia entre 360 crianças com idades de 6 a 9 anos.

O médico recomenda que o tempo de uso das telas não ultrapasse 2 horas contínuas, evitando, assim a má focalização nas várias distâncias devido à miopia acomodativa pela ocorrência de espasmos nos músculos ciliares que movimentam o cristalino.

Um risco para quem tem um alto grau de miopia é o possível descolamento de retina. Cerca de 10% das pessoas míopes atinge mais de 6 graus e corre esse risco., também aumentando a tendência à depressão e insônia.

Como é difícil restringir em poucas horas o uso de telas devido também aos estudos, estimular atividades externas pode ser de grande ajuda. A criança precisará focar em várias distâncias e a luz do sol estimula a dopamina, que controla o crescimento do olho, geralmente maior em míopes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS