Conecte-se conosco

Saúde

Quer tratar a diabetes? Conheça os benefícios do Melão-de-São-Caetano

Está precisando controlar o nível de insulina? O melão-de-São-Caetano pode ser um grande aliado. Saiba como utilizar essa planta no seu dia a dia.

Publicado

em

Conhecida como uma Planta Alimentícia Não Convencional, PANC, o Melão-de-São-Caetano era inicialmente coletado selvagem na natureza, mas alguns produtores passaram a cultivá-lo devido ao seu recente uso no controle da diabetes.

Pessoas com diabetes tem grande dificuldade em controlar a quantidade de açúcar no sangue e esse excesso pode causar desde problemas cardíacos até degeneração de órgãos.

O Melão-de-São-Caetano possui componentes que auxiliam a eficiência da insulina no organismo, ajudando a reduzir os níveis de açúcar e a atividade da hemoglobina glicada.

Também possui componentes que atuam diretamente na regulação da glicemia, como o sitosterol, substância presente em medicamentos para controle da diabetes, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim.

Com todos estes benefícios, o Melão-de São-Caetano pode e deve ser consumido por todos, já que promove benefícios na prevenção de problemas cardiovasculares. Mesmo assim, é importante manter o consumo sob orientação médica, já que fará parte de um tratamento, mesmo que preventivo.

Além de consumido in natura, apesar de seu sabor levemente amargo, a polpa da fruta pode ser utilizada em receitas para bolos, doces e salgados e tem uma grande variedade de utilização em massas para estas receitas.

Suas folhas e sementes também possuem concentrações boas das substâncias benéficas e podem ser totalmente aproveitadas. Ou seja, a planta pode ser totalmente aproveitada evitando desperdícios e maximizando seu uso.

A fruta também pode ser transformada em suco e consumida duas vezes ao dia. O suco feito do Melão-de-São-Caetano tem sabor forte e amargo, mas deve ser consumido sem açúcar para ter o benefício desejado.

Já com as folhas da planta pode ser feito um chá, que também deve ser consumido duas vezes ao dia, sem açúcar, apesar de seu sabor forte e marcante.

É importante lembrar novamente que todo tratamento deve seguir orientações médicas específicas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS