Economia
Conselho recomenda ao governo de SP a privatização da elétrica Emae
Empresa estadual de geração de energia opera diversos ativos hidrelétricos no Estado de São Paulo. Lucro líquido chega a R$ 92,6 milhões.
O Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização do Estado de São Paulo sugeriu ao governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), a privatização da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
Em comunicado divulgado na noite desta terça-feira, 29, a companhia informou que o conselho recomendou ao governo a autorização para que a Secretaria de Fazenda e Planejamento possa “contratar estudos e serviços necessários à alienação das ações de titularidade da administração pública estadual na Emae”.
A empresa estadual de geração de energia opera diversos ativos hidrelétricos no Estado de São Paulo. Entre eles, a hidrelétrica Henry Borden, na serra do Mar, e a pequena usina (PCH) Pirapora, em Pirapora do Bom Jesus, além de possuir uma termelétrica arrendada à Petrobras.
Os ativos operacionais da companhia somavam uma capacidade de cerca de 960 megawatts ao final de 2019. Na ocasião, a Emae teve receita operacional líquida de 439 milhões de reais e lucro líquido de 92,6 milhões de reais.
A Fazenda do Estado de São Paulo possui 39% da ações da Emae, com 97,6% das ações ordinárias, e tem direito a voto. Já a estatal Eletrobras possui 39% do capital da empresa, com 64,8% dos papéis preferenciais.

-
Tecnologia12 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia9 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo20 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?