Saúde
Combinação fatal: evite misturar medicamentos com café ou chás, pois pode ser bem perigoso
Você sabia que não é recomendável misturar medicamentos com bebidas ricas em cafeína? Entenda por que isso pode fazer mal.
Todos os remédios possuem um jeito certo de se consumir, por isso, muitos possuem contraindicações. Misturar dois medicamentos diferentes, fazer uma atividade posterior à ingestão certo medicamento ou, até mesmo, combinar com o consumo de algum alimento, pode gerar consequências graves.
Algumas combinações são bem conhecidas, como remédios para dormir e direção, ou alguns tipos de medicações com bebidas alcóolicas. Mas, e se eu te disser que misturar alguns medicamentos com chá, café e chocolate quente pode te levar à morte?
É isso mesmo que você leu. A combinação de alguns medicamentos com esses tipos de alimento pode causar sérias consequências a sua saúde. Quem explica isso é Antonio Sansuán, que é professor da Universidade Autônoma de Madri.
Segundo ele, cerca de 60 medicamentos não podem ser consumidos com a cafeína, os alimentos que citamos contam com uma dosagem alta dela.
No efeito mais simples disso, pode não ser absorvido direito, pois a cafeína atrapalha o transporte de algumas substâncias no sangue.
Quando não causam problemas na absorção, eles podem acabar atrapalhando a eliminação das substâncias pelo organismo. No caso de medicamentos com efeitos sedativos, por exemplo, geralmente compartilham a mesmas enzimas e proteínas com a cafeína na hora de metabolizar.
Por isso, quando passam pelo fígado, ele não consegue dar conta de metabolizar os dois ao mesmo tempo, o que gera acúmulo de substâncias no organismo.
Além disso, a cafeína é um estimulante natural, que combinado com medicamentos de efeitos relaxantes, ou sedativos pode ter efeitos bem conflitivos. Isso pode fazer com que a medicação tenha um efeito menor, ou que o corpo sinta efeitos colaterais indesejáveis.
Acontece que, na corrente sanguínea, após as substâncias serem absorvidas, o medicamento não consegue chegar ao local de ação devido ao estímulo da cafeína.
É claro que não é estritamente proibido fazer a combinação dos dois, desde que se dê um intervalo considerável entre o consumo de cada um.
O que não é recomendável é que você tome seu medicamento com um gole de café, nestes casos, é recomendável que se tome com água, para não atrapalhar a absorção.

-
Finanças21 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política1 dia atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
R$ 2 bilhões esquecidos: herdeiros podem resgatar valores de falecidos
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras e Braskem firmam acordo por carbono