Conecte-se conosco

Saúde

Combinação fatal: evite misturar medicamentos com café ou chás, pois pode ser bem perigoso

Você sabia que não é recomendável misturar medicamentos com bebidas ricas em cafeína? Entenda por que isso pode fazer mal.

Publicado

em

Aprenda a fazer o descarte correto de medicamentos vencidos

Todos os remédios possuem um jeito certo de se consumir, por isso, muitos possuem contraindicações. Misturar dois medicamentos diferentes, fazer uma atividade posterior à ingestão certo medicamento ou, até mesmo, combinar com o consumo de algum alimento, pode gerar consequências graves.

Algumas combinações são bem conhecidas, como remédios para dormir e direção, ou alguns tipos de medicações com bebidas alcóolicas. Mas, e se eu te disser que misturar alguns medicamentos com chá, café e chocolate quente pode te levar à morte?

É isso mesmo que você leu. A combinação de alguns medicamentos com esses tipos de alimento pode causar sérias consequências a sua saúde. Quem explica isso é Antonio Sansuán, que é professor da Universidade Autônoma de Madri.

Segundo ele, cerca de 60 medicamentos não podem ser consumidos com a cafeína, os alimentos que citamos contam com uma dosagem alta dela.

No efeito mais simples disso, pode não ser absorvido direito, pois a cafeína atrapalha o transporte de algumas substâncias no sangue.

Quando não causam problemas na absorção, eles podem acabar atrapalhando a eliminação das substâncias pelo organismo. No caso de medicamentos com efeitos sedativos, por exemplo, geralmente compartilham a mesmas enzimas e proteínas com a cafeína na hora de metabolizar.

Por isso, quando passam pelo fígado, ele não consegue dar conta de metabolizar os dois ao mesmo tempo, o que gera acúmulo de substâncias no organismo.

Além disso, a cafeína é um estimulante natural, que combinado com medicamentos de efeitos relaxantes, ou sedativos pode ter efeitos bem conflitivos. Isso pode fazer com que a medicação tenha um efeito menor, ou que o corpo sinta efeitos colaterais indesejáveis.

Acontece que, na corrente sanguínea, após as substâncias serem absorvidas, o medicamento não consegue chegar ao local de ação devido ao estímulo da cafeína.

É claro que não é estritamente proibido fazer a combinação dos dois, desde que se dê um intervalo considerável entre o consumo de cada um.

O que não é recomendável é que você tome seu medicamento com um gole de café, nestes casos, é recomendável que se tome com água, para não atrapalhar a absorção.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS