Saúde
Quantidade de consumo semanal de carne vermelha indicada pela OMS vai te surpreender
Apesar de a carne vermelha ter amantes fiéis, a OMS indica uma quantidade de consumo semanal. Veja qual a indicação para o cuidado com a saúde.
Um dos alimentos preferidos entre os brasileiros é a carne vermelha. Ela costuma estar presente em churrascos, almoços, jantares, comemorações, entre outras ocasiões. A carne vermelha é considerada por muitos como alimento cultural, como o churrasco característico do Sul do Brasil.
Apesar de muitas confraternizações estarem envoltas desse alimento, é importante ter cuidado com o controle do consumo de carne vermelha. Para que seja feito de forma saudável, é importante estar atento à qualidade e, principalmente, à quantidade consumida.
O consumo excessivo de carne vermelha pode trazer diversos malefícios à saúde, principalmente quando consumida em grandes quantidades e com muita frequência.
A carne vermelha é rica em proteínas, ferro e outros nutrientes essenciais, mas também pode conter altos níveis de gorduras saturadas e colesterol.
Doenças como hipertensão, derrame e infarto estão associadas ao consumo excessivo de carne bovina e também ao consumo de alimentos processados, como salsicha e bacon.
Além disso, o consumo excessivo de carne vermelha também pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal. As substâncias cancerígenas presentes na carne vermelha podem danificar as células do cólon e do reto, levando ao desenvolvimento de tumores.
Diante dessas graves doenças que podem ser decorrentes do consumo excessivo de carne vermelha, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica uma quantidade semanal que deve ser ingerida por pessoa. O indicativo visa a ingestão mais saudável para evitar problemas de saúde.
A indicação é de 500g por semana, dando preferência a cortes magros e evitando o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon, que apresentam mais risco para a saúde. O acompanhamento nutricional e a prática regular de exercícios físicos também são importantes para manter a saúde e prevenir doenças.
Mas se você não abre mão de comer carne diariamente, existem cortes que são considerados mais saudáveis, sendo eles contrafilé, filé mignon, coxão mole e patinho. Mas vale destacar novamente a indicação da OMS quanto à quantidade de consumo de carne vermelha ao longo da semana.
Para se alimentar corretamente e evitar preocupações futuras, é importante estar atento às 500g semanais de carne bovina. Apesar de ter muitos amantes fiéis desse alimento na nossa cultura, é necessário estar alerta aos cuidados com o corpo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial