Conecte-se conosco

Saúde

Aprenda os riscos de consumir produtos vencidos e como isso pode afetar sua saúde

Você tem costume de consumir produtos vencidos? Essa prática é muito perigosa! Veja o que pode acontecer.

Publicado

em

Os alimentos precisam de todo um cuidado para serem próprios para consumo, isso porque, em condições erradas, podem fazer mal à saúde. É por isso que existem órgãos de fiscalização, responsáveis por evitar que a qualidade dos alimentos repassados aos consumidores seja duvidosa.

Mas os consumidores também precisam tomar cuidado em casa, com os alimentos armazenados em sua dispensa, principalmente com aqueles perecíveis. Toda embalagem deve conter a validade do produto, porém, depois de aberto, o alimento costuma mudar de prazo de validade.

Geralmente o prazo muda quando se abre a embalagem, diminuindo o tempo útil daquele alimento, por isso é importante ficar de olho nessas informações, para não acabar sendo intoxicado por algo que esperou demais para comer.

Esse tempo de validade após a abertura da embalagem vai de acordo com a forma correta de armazenamento do alimento, informação que deve estar presente no rótulo. Muitas vezes o alimento precisa estar em uma temperatura ideal, e respeitar isso garante a segurança do consumo.

Mas no que diz respeito à validade, pensamos que só os alimentos podem fazer mal à saúde, se consumidos fora desse período, mas não é só eles que precisam de atenção nesse quesito.

Cosméticos também contam com data de validade, apesar de muita gente não reparar. Como eles contêm muitos produtos químicos combinados e conservantes, após algum tempo eles podem sofrer certas reações e causar problemas de saúde em quem os utiliza.

Geralmente esses produtos costumam durar tanto tempo que os consumidores mal notam que ele está vencido ou a embalagem acaba apagando a data de validade, mas existem outras formas para identificar se o cosmético está dentro do prazo de validade.

Quando vencidos, os cosméticos podem ter alteração de cor, cheiro e textura, mas nem sempre isso acontece. E mesmo que não ocorram alterações, o uso não é recomendado.

Entre os danos decorrentes do uso de cosméticos vencidos estão infecções, vermelhidões, dermatite, entre muitos outros ocasionados por contato da pele com substâncias maléficas.

O problema se agrava quando os produtos são utilizados na região dos olhos, como rímel, lápis e sombras, podendo causar conjuntivite e até mesmo blefarite, uma inflamação nas pálpebras.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS