Conecte-se conosco

MEI

5 dicas para escolher um ótimo nome para sua pizzaria

Publicado

em

Uma das etapas mais importantes e potencialmente desafiadoras de começar um negócio é escolher um nome comercial. Para alguns, a escolha de um nome comercial é o primeiro passo abordado porque é simples, rápido e óbvio para o proprietário da empresa.

Para muitos, é uma verdadeira luta identificar um nome comercial que realmente englobe o negócio e tudo o que ele representa. Embora haja várias regras para nomear sua empresa que podem ajudá-lo a tomar a decisão certa, você terá a certeza de que escolheu o nome certo se seguir essas dicas simples.

1. Volte ao básico

Há muitas partes diferentes a se considerar quando você inicia um negócio, e você provavelmente tem um punhado de ideias diferentes flutuando em sua cabeça. A melhor maneira de começar o processo de escolher um nome para o seu negócio é revendo a base do seu negócio. Considere sua missão, seu plano de negócios e sua proposta única de venda. E não se esqueça de pensar no seu público-alvo.

Crie uma lista de diretrizes escritas para que você possa consultá-las durante o processo. Algumas perguntas que podem orientá-lo ao escolher um nome para o seu negócio incluem:

  • Qual mensagem você deseja retratar pelo nome de sua empresa?
  • Quais são suas maiores prioridades para o nome da sua empresa? Você quer que seja fácil de pronunciar, diferente e único, diretamente relacionado aos seus produtos e serviços, etc.?
  • O que você quer que as pessoas pensem e sintam quando vêem o nome da sua empresa?
  • Qual é a estrutura do seu negócio e o nome da sua empresa usará uma abreviação relacionada?
  • Quais são os nomes dos concorrentes? O que você gosta e não gosta nesses nomes comerciais?
  • O comprimento do nome é importante? Em caso afirmativo, deseja um nome abreviado ou um nome mais longo?

2. Brainstorming

Depois de ter delineado as diretrizes para escolher o nome da sua empresa, é hora de introduzir alguma criatividade. Na verdade, quanto mais criativo e livre você puder ser durante esse estágio, mais ideias você irá gerar e mais possibilidades terá de escolher. Você pode conduzir uma série de sessões de brainstorming, algumas com apenas você, algumas com um colega ou parceiro, para criar o máximo possível de ideias para nomes de empresas.

Durante o seu brainstorming, você deve manter suas diretrizes em mente, mas permita-se algum tempo irrestrito para ser criativo. Algumas maneiras comuns de iniciar uma sessão de brainstorming incluem a criação de listas, o mapeamento mental e a associação de palavras.

3. Tempo

Agora que você conduziu suas sessões de brainstorming e tem uma longa lista de possibilidades, é hora de revisar e analisar seus resultados. Percorra sua lista e classifique nomes semelhantes e marque os nomes que entram em contato imediatamente com você. Esta etapa deve levar um bom tempo. É importante deixar suas ideias, preconceitos e julgamentos se estabelecerem antes de criar sua lista de melhores nomes comerciais possíveis.

Quando você tiver sua lista de possíveis nomes comerciais, vá embora, faça outra coisa ou durma pensando nela. Escolher um nome para o seu negócio é uma grande decisão e o resultado final ficará com você por muito tempo. Deixe as suas ideias se infiltrarem por um ou dois dias, depois volte e revise novamente.

Em muitos casos, depois de um breve hiato, você retornará e saberá imediatamente qual das suas opções é o nome comercial certo. E se nenhuma das possibilidades parecer certa, comece seu processo de brainstorming novamente.

4. Verifique a disponibilidade

Antes de decidir oficialmente o nome da sua empresa, verifique se ele já não está registrado. Pesquise o banco de dados do seu município ou estado. Você também deve executar uma série de pesquisas com o Google e outros mecanismos de pesquisa sobre o nome da empresa desejada para garantir que não haja outra empresa usando seu nome.

Parte de sua pesquisa de disponibilidade deve incluir uma pesquisa de nome de domínio, se você pretende ter um site para promover sua empresa, produtos e serviços.

5. Registre-o

Se você tem uma empresa de responsabilidade limitada, uma corporação ou uma sociedade limitada no Brasil, precisará registrar sua empresa junto às autoridades estaduais. É quando o nome da sua empresa também será registrado.

Escolher um nome comercial pode ser um processo demorado, mas vale a pena o tempo que você coloca nisso. Depois de ter escolhido o nome da sua empresa, você não apenas deu um passo significativo para lançar oficialmente seu novo empreendimento, mas também seu negócio e esculpindo seu próprio nicho no mundo das pequenas empresas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS