Conecte-se conosco

Saúde

Cozinheiros de plantão: vocês teriam coragem de reutilizar um óleo por mais de 20 vezes? Saiba que é possível

Cientistas pesquisadores fizeram uso da inteligência artificial para provar que o óleo de cozinha pode ser reutilizado diversas vezes. Veja!

Publicado

em

Uma nova pesquisa da Universidade de Jaén, na Espanha, revelou que o óleo usado para fritar alimentos pode ser reutilizado até 20 vezes se for bem conservado.

Foto: Shutterstock

Os cientistas usaram inteligência artificial para analisar variáveis como acidez, peróxidos e polifenóis do óleo, além do tipo de alimento e do processo de fritura, como tempo, quantidade e temperatura.

Eles descobriram que o óleo de girassol refinado pode ser reutilizado 20 vezes, enquanto o azeite de oliva extra virgem pode durar até duas vezes mais.

Os pesquisadores criaram um modelo padrão para prever a vida útil do óleo com base nas condições de conservação e características da embalagem, assim, continuarão a pesquisa até outubro de 2024.

Na terceira etapa, os pesquisadores analisaram as instruções de uso de cada tipo de óleo estudado e identificaram a relevância das diferentes variáveis que afetam a qualidade do produto em diversas condições de uso e armazenamento.

No entanto, apesar dos resultados da pesquisa, especialistas em culinária recomendam reutilizar o óleo por, no máximo, quatro ou cinco vezes, desde que os resíduos tenham sido retirados e o óleo não tenha queimado.

Além disso, caso seja utilizado em excesso, o óleo pode liberar compostos tóxicos, como a acroleína, que em grandes quantidades pode estar associada a doenças cardíacas e, até mesmo, ações cancerígenas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS