Mundo
Geleira do Apocalipse: risco de colapso por derretimento traz preocupação aos cientistas
Essa geleira da Antártida é uma das principais responsáveis pelo despejo de gelo nos oceanos, o que causa o aumento do nível do mar. Entenda.
Apelidada de Geleira do Apocalipse, essa geleira é a responsável por pelo menos 4% do aumento do nível do mar a cada ano, devido ao despejo de gelo no oceano.
Seu nome, na verdade, é geleira Thwaites e ela fica na Antártida Ocidental. O seu tamanho é tão grande que pode ser comparado ao território da Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com novas pesquisas, a geleira está derretendo rapidamente, e seu colapso pode vir a causar um aumento enorme no nível do mar.
O que mantém essa geleira no lugar é uma plataforma de gelo que se ergue acima do oceano, que é a responsável por manter a geleira na terra, impedindo um aumento significativo do nível do mar.
No entanto, o que traz preocupação é o fato de que essa plataforma está exposta e vulnerável a um aquecimento da água do mar, que pode vir a causar um colapso.
No dia 15 de fevereiro, dois estudos relacionados à Geleira do Apocalipse foram publicados na revista Nature. Segundo os cientistas, o nível de derretimento sobre a maior parte da plataforma é mais lento do que se estimava. No entanto, a preocupação está ligada a rachaduras e “escadas” de gelo que derretem muito mais rapidamente.
Assim como o clima está mudando, a geleira também acaba por se transformar. Desde 1990, ela recuou quase que 14 quilômetros, deixando, assim, exposta uma grande parte à água do oceano, que é consideravelmente “quente”, o que pode acelerar o derretimento.
Se a geleira de Thwaites acabar entrando em colapso, cientistas estimam que o nível do mar subiria em cerca de 70 centímetros. Mas essa não é a pior parte, visto que ela é a responsável por agir como uma barreira para o gelo que circunda a Antártida. Dessa forma, o seu colapso acabaria acarretando um aumento de quase três metros no nível da água do mar.
Apenas 70 centímetros já seriam o suficiente para devastar diversas comunidades que se encontram nas costas em todo o mundo. A devastação que causada caso o mar subisse três metros seria ainda maior.
Para que isso venha a acontecer, pode demorar centenas ou milhares de anos. Mas a plataforma de gelo pode vir a se desintegrar mais rápido do que se pensa, o que tornará a geleira ainda mais instável.
Em um estudo que saiu em 2021, os cientistas contam que a plataforma de gelo pode se desintegrar dentro dos próximos cinco anos.
Novas pesquisas completam o quebra-cabeça e trazem mais informações sobre a rapidez com que a geleira vem derretendo, permitindo que haja uma melhor compreensão da situação.

-
Tecnologia15 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia12 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo23 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira