Tecnologia
Maiores sites piratas de animes no Brasil são fechados por autoridades
A Operação Anime vem acontecendo desde o dia 8 de fevereiro e já resultou em prisão de um universitário e apreensão de dispositivos eletrônicos.
Dois dos maiores sites piratas de animes no Brasil foram encerrados por meio de uma ação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). Os nomes dos domínios não foram divulgados.
A Operação Anime é um desdobramento da Operação 404, que vem acontecendo desde 2019 em união com a Content Overseas Distribution Association (CODA). O objetivo é interromper o acesso aos conteúdos piratas on-line.
A busca aconteceu entre os dias 8 e 14 de fevereiro, um universitário de 22 anos, responsável por uma das páginas distribuidoras de conteúdo ilegal, foi preso em Arapiraca, Alagoas.
Uma segunda busca foi feita em Pompeu, Minas Gerais, mas sem apreensão de demais suspeitos, apenas HD’s e computadores foram confiscados.
A Operação Anime não envolveu somente a procura por dispositivos eletrônicos suspeitos de armazenarem determinado tipo de conteúdo, mas também ações de buscas em ferramentas de pesquisas e redes sociais dos envolvidos.
O propósito era impedir que as pessoas continuassem acessando o site e retirar todas as redes sociais do ar para que não pudessem divulgar mais filmes e séries piratas.
Usuários já apontaram que um dos sites fechados pela operação foi o Better Anime, mas o responsável afirmou não ter sido ele o envolvido a ser preso e ter fechado o site após uma notificação DMCA (Digital Millenium Copyright Act), uma lei dos EUA que tem como objetivo eliminar esse tipo de criminalidade.
Só no Brasil a punição por distribuição de conteúdo pirata pode chegar de dois a quatro anos de prisão, além de multa. Os culpados podem até responder por associação criminosa e lavagem de dinheiro, se assim for determinado pela Justiça do país.
Nas últimas semanas, sete sites de animes fecharam as portas por compartilhar material pirata. Mensagens de erros ou aviso dos administradores foram notificados pelo portal sobre o encerramento das atividades.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025