Conecte-se conosco

Economia

Batalha da Anatel contra “gatonet” pode afetar empresas como a Amazon

Anatel está determinada a acabar com a pirataria de canais da TV paga e se livrar do “gatonet”, no entanto, empresas podem sofrer com isso.

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando arduamente no combate à pirataria de canais da televisão paga e de conteúdo de streaming.

Os famosos “TV Box” ou comumente chamados de “gatonet” são aparelhos capazes de transmitir canais pagos e conteúdos limitados ao catálogo de plataformas de streaming de forma ilegal.

Sendo assim, a Anatel não está promovendo apenas uma ação para retirar esses aparelhos do mercado, mas também para bloquear a transmissão desses conteúdos para aqueles que já possuem o dispositivo.

No entanto, com a retirada desses aparelhos piratas do mercado, algumas empresas vão sofrer com as consequências. Entre elas, podemos citar Amazon, Casas Bahia, Americanas e Magazine Luiza. Isso porque nos sites dessas lojas é possível encontrar esses dispositivos ilegais.

É preciso entender que uma circunstância dificulta o trabalho da Anatel no que diz respeito à retirada desses aparelhos de circulação. É a existência de aparelhos legais e homologados a ela, assim como também aparelhos que fingem ser autorizados.

Uma das únicas diferenças entre os aparelhos autorizados e os não autorizados é que os liberados pela Anatel não são capazes de transmitir o sinal ilegal de canais de TV.

O que as empresas dizem?

Enquanto Magazine Luiza e Amazon não comentaram sobre o assunto, a Americanas se defendeu. A varejista afirma que em seu site diversos vendedores anunciam os seus produtos. No entanto, a empresa afirma que vai tomar providências para identificar e resolver as irregularidades.

Enquanto isso, a Casas Bahia afirma que os produtos oferecidos por meio de suas plataformas são todos homologados pela Anatel e passam por checagem frequente.

Parceria entre a Ancine e a Anatel

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) também se juntou na batalha árdua contra a pirataria, dessa vez se responsabilizando para combater o mal pela raiz. Ela ficará responsável por encontrar e tirar do ar sites e aplicativos que repassem conteúdos piratas.

Enquanto isso, a Anatel vai continuar a sua missão de apreensão desses aparelhos. Além de apreender, também irá multar aqueles que ainda venderem o aparelho de redistribuição pirata de sinal. Isso é algo que a Agência já vem fazendo nos últimos anos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS