Bancos
Atenção ao novo golpe! Um malware que infecta o dispositivo altera o envio de PIX; saiba mais
Esse vírus foi descoberto ainda no final do ano passado. Ele é capaz de alterar o destinatário e o valor do PIX, antes da transação finalizar
Cada dia mais os brasileiros têm que ficar atentos aos novos golpes bancários. Recentemente, surgiu um golpe causado por um malware, que infecta o smartphone no momento em que o usuário faz um Pix, o vírus muda o destinatário e o valor da transferência monetária instantânea.
Esse vírus foi descoberto no final do ano passado pela empresa de segurança cibernética ThreatFabric e é chamado de BrasDex.
Diversos usuários vêm reclamando das estranhas transferências nas redes sociais, sem saber que foram infectados pelo vírus que se aproveita das transações.
E esse não se restringe a algum banco em especial, pois várias instituições financeiras sofrem com o malware, entre elas, a Caixa Econômica Federal, o Nubank, o Itaú, o Inter e o Banco do Brasil.
BrasDex
O BrasDex pode ser instalado por meio de e-mails, mensagens do WhatsApp, SMS ou por meio de sites suspeitos. Por esse motivo, evite clicar em links e aceitar baixar aplicativos de fontes não confiáveis.
O malware funciona porque é capaz de identificar os elementos na tela do dispositivo, sejam eles digitados pelo usuário ou dados como saldo bancário e credenciais.
O líder de Professional Services do AllowMe, Fernando Guariento, explica que quando o usuário programa seu Pix da forma tradicional, colocando os dados, valores e a chave do destinatário, após o momento em que ele confirma o envio, aparece uma suposta tela de carregamento.
No entanto, essa não passa de uma máscara, que irá impedir que a vítima veja que o golpista está modificando as informações do Pix, tais como o valor e o destinatário.
Depois que as mudanças são feitas, aparece a tela onde a vítima irá digitar a sua senha para aprovar o Pix e aí já é tarde demais, pois será encaminhado para outra pessoa.
Quando aparece o comprovante, se o usuário for atento, ele irá perceber que tanto o valor quanto o destinatário são diferentes do que ele havia informado. Segundo Guariento, “geralmente um laranja cooptado pela quadrilha”.
Como evitar instalar malwares em seu smartphone
São diversos golpes que funcionam por meio da instalação de malwares no dispositivo da vítima, que diversas vezes são instalados por sites suspeitos.
Logo, para evitar que vírus atinjam o seu dispositivo, é importante nunca baixar aplicativos fora das plataformas oficiais e nunca clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025