Agronegócio
É do BR: veja quais os grãos mais produzidos no país destaque no agro
Soja, milho, arroz, feijão, trigo e algodão estão entre os grãos produzidos no Brasil, considerado o quarto maior destaque mundial.
Os grãos são a base alimentar mundial. Sendo assim, sua produção tem importância ímpar e movimentam a economia de diversos países.
O Brasil se destaca por ser um dos maiores produtores de grãos do mundo, ao lado da China, dos Estados Unidos, da Índia e da Rússia.
Para se ter uma ideia, a participação do setor do agronegócio no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro tem média acima de 20% do total.
E esse aumento na produção de grãos vem acontecendo devido a fatores como a ampliação de área de produção, o aumento de produtividade, o melhoramento das cultivares e manejo de produção, além dos investimentos em tecnologia no campo.
Você sabe quais são os grãos mais produzidos no Brasil?
Soja, milho, arroz, feijão, trigo e algodão estão entre os principais grãos produzidos no Brasil. Na produção mundial, o país assume a quarta colocação, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Índia.
Veja um pouco mais esse cenário para os principais grãos produzidos no Brasil!
Soja
O Brasil ganha o cenário mundial como maior produtor e exportador da cultura da soja. A produção nacional média supera a marca de 120 milhões de toneladas e o Estado do Mato Grosso merece especial destaque, já que produziu mais de 34 milhões de toneladas nos últimos anos.
Milho
Esta produção coloca o Brasil como o terceiro maior produtor deste cereal, logo atrás dos Estados Unidos e da China. Juntos, os três produzem mais de 60% do milho do mundo.
Como destaque dos estados produtores temos Minas Gerais na safra e Mato Grosso na safrinha.
Arroz
O arroz é o terceiro cereal mais produzido no mundo, ficando atrás do milho e trigo. Os maiores produtores nacionais são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Juntos, esses dois estados produzem mais de 87% do total de arroz nacional.
Feijão
Em relação à produção, a 2ª safra é a principal época de produção no Brasil. Nela, são produzidas mais de 1 milhão de toneladas. Na 2ª safra, o Paraná segue como principal produtor, seguido do estado do Mato Grosso.
Algodão
A produção de pluma brasileira é de mais de 2,5 milhões de toneladas. Além do aproveitamento da pluma na indústria têxtil, o caroço também é aproveitado.
Seu uso vai desde a produção de óleo comestível, rações animais e produção de biodiesel, e mais uma vez o Mato Grosso é o principal estado produtor.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia17 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança