Conecte-se conosco

Saúde

Café: estudo indica que bebida pode prejudicar os rins

O café é uma paixão nacional, mas é preciso consumir com moderação. Estudo recente mostra que o consumo em excesso pode prejudicar os rins.

Publicado

em

O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo, mas um novo estudo publicado no JAMA Network Open acende uma luz de alerta para quem exagera no consumo dessa bebida tão popular não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Fonte de cafeína, normalmente quem toma café diariamente busca essa energia quase instantânea que a bebida pode proporcionar, mas se esquece de que tudo em exagero pode fazer mal à saúde, e o café não é uma exceção a isso.

Esse novo estudo traz um alerta sobre os malefícios que o consumo em excesso de café pode trazer aos rins.

O estudo, que durou 16 anos, acompanhou por um período de sete anos e meio mais de 1 mil adultos com idade entre 18 e 45 e histórico de hipertensão em estágio I (pressão alta).

Os participantes tiveram controladas, além da hipertensão, a taxa de albuminúria, por meio de seu excesso na urina, e a hiperfiltração, filtração glomerular acima do normal. Esses três índices, quando elevados, são sinais comuns de doença renal e disfunção dos rins.

Os participantes que metabolizavam a cafeína mais lentamente tinham chances 2,7 vezes maiores de desenvolver disfunção renal bebendo três ou mais xícaras de café por dia.

Esse estudo é muito interessante e mostra, assim como outros antes, que a dieta nutricional precisa ser individualizada.

No entanto, de forma geral, é importante salientar que o consumo de mais de duas xícaras de café por qualquer indivíduo pode ser prejudicial aos rins. O estudo também não controlou outros fatores da dieta dos participantes, então é possível que, além do consumo da cafeína, outros fatores possam estar influenciando este resultado.

É possível que esses participantes estejam, por exemplo, consumindo menos frutas e legumes e ingerindo muita proteína animal, o que sabidamente pode causar alterações nas funções renais.

Sempre é importante lembrar que o acompanhamento médico e de um nutricionista pode ajudar a prevenir diversos problemas de saúde e aumentar a qualidade de vida individual.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS