Conecte-se conosco

Saúde

Atenção: soluço pode ser sinal de algo mais grave; Entenda

O soluço é uma contração involuntária do diafragma e pode ter várias causas, algumas até mais graves. Saiba quais são elas aqui.

Publicado

em

Pessoa curiosa

O soluço é uma contração involuntária do diafragma. Isso nós sabemos, mas por que ocorre e como ocorre?

É consenso entre os médicos e pesquisadores que as contrações involuntárias desse músculo alocado abaixo dos pulmões decorre da estimulação e irritação dos nervos ligados a ele., sendo mais comuns entre fumantes e quem faz consumo elevado de bebidas alcoólicas.

Quase sempre quem é acometido de uma crise de soluços utiliza truques simples como prender a respiração ou até mesmo beber água, e o soluço acaba passando em algum momento.

Mas quando essas crises de soluço são constantes ou demoram a cessar, é preciso ficar alerta para o que está causando esse problema.

Em hospitais, foi observado que pacientes que tiveram AVC (acidente vascular cerebral) têm maior possibilidade de ter esses nervos do diafragma irritados, causando crises de soluço.

Já a revista New Medical Life aponta que alguns tipos de câncer também podem influenciar na irritação desses nervos do diafragma, como de esôfago e pulmão. O câncer de estômago pode causar alargamento e inchaço desse órgão, causando os soluços.

Por isso mesmo que, nos casos em que o soluço não cessa espontaneamente, a pessoa deve ser levada o quanto antes para receber atendimento médico, para poder verificar a causa da irritação nos nervos que atuam no diafragma e saber se não há algo mais grave por trás desse sintoma.

Após tratamentos de câncer ou entre pessoas que sofreram AVC, as contrações não são apenas incômodas, mas fortes e dolorosas e podem se iniciar sem nenhum motivo aparente.

Mas não há motivo para pânico, já que, para diagnosticar um AVC e câncer, apenas uma crise de soluços não é um sintoma de força suficiente para garantir que há um problema.

Crises de soluço também podem ocorrer devido a inchaços no estômago por ingestão rápida e muito alta de alimentos ou bebidas e até por remédios.

Então não se preocupe com os soluços no dia a dia, mas, caso a crise dure mais que 48 horas, é importante procurar o serviço de atendimento médico para diagnosticar a causa e poder eliminá-la.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS