Economia
Nova versão do RG: Devo fazer a atualização agora? Entenda como será o processo de transição
A nova Carteira de Identidade Nacional passará a ser emitida em todos os estados do país. Confira a seguir mais informações!
Com o objetivo de reduzir fraudes, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá um modelo único, que valerá para todo o território nacional.
Essa redução ocorrerá através do impedimento de identidades com números diferentes. Nesse sentido, o Governo Federal solicitou que todos os estados do país comecem a fazer a emissão do novo documento.
Atualmente, alguns estados, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Paraná, Piauí e Goiás já começaram a emitir a nova documentação. O prazo, para as unidades federativas se adequarem, termina neste mês.
Diante dessas mudanças, muitos se questionam sobre a renovação do RG e o que acontecerá com o documento antigo. Quer entender mais sobre o assunto? Confira a seguir mais informações!
Até quando tenho que emitir a nova carteira de identidade?
Primeiramente, é importante ressaltar que não é necessário que os cidadãos se apressem para emitir a nova documentação.
De acordo com o Governo Federal, o modelo tradicional continuará sendo válido até o ano de 2032, ou seja, somente daqui a 9 anos deixa de valer.
Sendo assim, nenhum brasileiro precisará realizar essa troca para a nova CIN automaticamente, pois essa mudança ocorrerá gradativamente até 2032, quando todos os brasileiros já terão a nova carteira de identidade.
Precisa pagar para emitir o novo RG?
Felizmente, essa troca da documentação será oferecida de maneira gratuita pelo Governo Federal. A nova carteira conta com um QR Code com todas as suas informações pessoais.
De acordo com Ministério da Economia, o documento passa a seguir os padrões internacionais com o código MRZ, que também está presente nos passaportes.
Onde emitir a nova carteira de identidade?
Por fim, é importante deixar claro que a emissão dessa nova documentação será realizada pelos mesmos órgãos responsáveis pela emissão do RG comum. Dessa forma, é de responsabilidade das secretarias de Segurança Pública das unidades federativas disponibilizar esse novo documento.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia7 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo1 dia atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política10 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira