Economia
Pesquisa mostra o comportamento entre consumidores pobres e ricos com cartões de crédito e débito Elo
Confira aqui uma pesquisa realizada pela Elo que revela como os consumidores utilizam os cartões de crédito e débito.
O uso de cartões, seja débito ou crédito, tornou-se o principal meio de pagamento entre os consumidores brasileiros. Esse método de compra abrange tanto os grupos mais ricos quanto os mais pobres. No entanto, uma diferença foi notada nos últimos anos.
Enquanto os mais ricos passaram a utilizar mais os cartões de crédito como meio de pagamento, as pessoas mais pobres optaram pelos dois meios, débito e crédito.
Esse comportamento dos consumidores foi avaliado pela empresa de pagamentos Elo. A empresa realizou uma pesquisa com análise de dados em mais de 43 milhões de cartões ativos no Brasil em 2022.
A pesquisa da Elo revelou que os consumidores com menor renda gastaram mais com despesas alimentares, tanto para consumo dentro de casa quanto em ambientes como restaurantes.
Outro gasto que se destaca nas compras dos cidadãos brasileiros mais pobres é o combustível. Esses dois itens representam 47% das compras realizadas por brasileiros em condições financeiras mais baixas.
Já para pessoas com condições financeiras superiores, esses itens representam 26% dos gastos em cartões de crédito e débito. O uso do cartão de crédito entre os mais ricos aumentou em 46%, e quanto aos mais pobres, esse índice é de 20%.
Vale ressaltar que pessoas mais ricas geralmente possuem maior acesso a cartões de crédito com limite de crédito mais alto, além de contas bancárias e serviços financeiros mais sofisticados.
Isso possibilita que esse público possa fazer compras com mais facilidade e acumular pontos ou milhas, além de ter acesso a outros benefícios, como seguros e assistências.
Veja o ranking dos principais segmentos de compras dos consumidores brasileiros com cartões
- Turismo e viagens: R$ 311
- Comércio veicular e serviços automotivos: R$ 264
- Serviços educacionais: R$ 223
- Eletroeletrônicos, móveis e decoração: R$ 221
- Serviços e materiais de construção: R$ 186
- Comércio atacadista especializado: 153
- Vestuário, óticas e acessórios: R$ 144
- Veterinária e pet shop: R$ 142
- Lojas de departamento: R$ 126
- Recreação e lazer: R$ 93
A Elo também apontou que, no último ano, as compras on-line tiveram um aumento de 26% entre seus clientes. Entre os consumidores mais pobres, a média de gasto com compras on-line foi de R$59.
No caso dos consumidores com maior poder aquisitivo, a média ficou em R$199. No geral, 91% das compras on-line foram pagas com cartões de crédito.
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