Saúde
Leia antes do próximo porre: mitos e verdades sobre a ressaca
Os sintomas da ressaca podem piorar com o passar dos anos? Atividade física pode ajudar a combatê-la? Existe cura? Saiba tudo aqui.
Assim que chega ao nosso cérebro, o álcool exerce o efeito de felicidade, afinal, ele libera neurotransmissores associados à satisfação e euforia, por isso, muitas pessoas ficam mais extrovertidas, falantes, dançam e se divertem.
Em contrapartida, a sensação da ressaca pode ser comparada a de derrota, resultado de uma combinação de sintomas mentais e físicos negativos que incluem mais comumente:
Dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrintestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade e irritabilidade.
Mas, que a ressaca é ruim já é consenso, por isso, não adianta prometer nunca mais beber e encher a cara novamente na próxima confraternização.
Conheça algumas dúvidas comuns sobre esse problema, saiba como lidar melhor com a bebida para tentar evitar a ressaca nas próximas festas.
Mitos e verdades sobre a ressaca
Atividade física em dia ajuda a combatê-la: verdade
Se você for uma pessoa fisicamente ativa e estiver bem hidratado, seu corpo vai ajudar a a metabolizar todas as toxinas de forma mais eficiente, ajudando a combater os efeitos da ressaca.
No entanto, de nada adianta praticar atividade física bêbado ou durante a ressaca. Nesse caso, além de correr o risco de se machucar, você ainda vai se desidratar e piorar ainda mais.
Existe remédio que acabe com a ressaca: Médio
Não existe um remédio mágico que efetivamente acabe com a ressaca atualmente no mercado, mas existe medicamentos que aliviam os sintomas, como a dor de cabeça e as náuseas, por exemplo.
Mas a dica principal é sempre: hidratação! Beba muita água sempre. Além disso, foi lançada no Reino Unido, no ano passado, a primeiro pílula contra ressaca do mundo. Chamada Myrkl,tem um efeito de até 12 horas e estudos já tem mostrado sua eficiência.
A ressaca piora quando envelhecemos: Verdade
O organismo vai mudando com o processo de envelhecimento e, infelizmente, as ressacas tendem a ficar piores com o passar dos anos.
Existe uma diminuição da metabolização no fígado, ele fica menos eficiente, levando ao acúmulo por maior tempo do acetaldeído e ainda demora mais para formar a glicose.
Outro ponto é que temos menos músculos e mais gordura com o passar do tempo, o que resulta em mais desidratação.

-
Tecnologia23 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos1 dia atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe