Conecte-se conosco

Saúde

Descubra quais são os fatores que podem desencadear uma ressaca mais forte

A ressaca é uma consequência do consumo excessivo de álcool, e a melhor maneira de não tê-la é evitar beber além da conta.

Publicado

em

Quem nunca saiu pra beber com amigos? Esse é o hobbie de muita gente por aí! No entanto, o dia seguinte é sempre desafiador. Isso porque bate aquela famosa ressaca.

A ressaca é um conjunto de sintomas que ocorrem após o consumo excessivo de álcool. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, cansaço, sensação de sede, dificuldade para se concentrar, irritabilidade, dor muscular, alterações de humor e sensibilidade à luz e ao som.

Causada pelo excesso de álcool no sangue, a ressaca pode afetar vários órgãos e sistemas do corpo. O álcool é metabolizado pelo fígado, e o consumo excessivo pode causar danos a esse órgão e afetar o equilíbrio dos eletrólitos no corpo. Além disso, o álcool pode afetar a qualidade do sono e causar insônia, o que pode contribuir para a fadiga e a sensação de cansaço.

A ressaca geralmente dura de 8 a 24 horas, mas, em alguns casos, pode durar até 48 horas ou mais. A melhor maneira de evitar a ressaca é moderando o consumo de álcool. Beber água ou outras bebidas hidratantes enquanto se consome a bebida também pode ajudar a prevenir a desidratação e reduzir os sintomas da ressaca.

Porém, pesquisadores conduziram estudos com o objetivo de entender os motivos que causam a ressaca. E a conclusão foi a seguinte:

Genética

A genética pode influenciar na forma como o corpo metaboliza o álcool, o que pode afetar a intensidade e duração da ressaca. Algumas pesquisas sugerem que certos genes podem influenciar a forma como o corpo metaboliza o álcool e a capacidade de tolerar grandes quantidades.

Idade e sexo

A idade pode afetar a forma como o corpo metaboliza o álcool, pois o fígado e os rins, que são responsáveis ​​pelo metabolismo do álcool, podem ficar menos eficientes com o passar dos anos. Além disso, a idade também pode afetar a capacidade do corpo de se recuperar de uma ressaca.

O sexo também pode influenciar na forma como o corpo responde ao álcool. Mulheres tendem a ter uma menor concentração de enzimas responsáveis ​​pela metabolização do álcool, o que significa que o álcool tende a permanecer no sangue delas por mais tempo.

Psicológico

O estado psicológico pode influenciar na forma como o corpo responde ao álcool e, portanto, na intensidade e duração da ressaca. Além disso, o álcool pode afetar a química do cérebro e alterar o equilíbrio dos neurotransmissores, o que pode afetar o estado de ânimo e causar sintomas como ansiedade, depressão e irritabilidade.

Afinal, ressaca tem cura?

Não existe uma cura específica para a ressaca, mas existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas e se sentir melhor, como usar algum medicamentos e beber bastante água.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS