Tecnologia
Musk reduz interesse por criptomoedas e diz: ‘agora estou focado em Inteligência Artificial’
Bilionário deu declaração no Twitter que promete movimentar o mercado de inteligência artificial e, ao mesmo tempo, abalar as moedas digitais.
O empresário bilionário Elon Musk deu uma declaração recente que movimentou o mercado de moedas digitais. O dono de empreendimentos como SpaceX, Tesla e Twitter publicou na internet que não está mais interessado em criptomoedas e que seu foco agora está voltado para inteligência artificial (IA).
A afirmação foi divulgada por ele no próprio perfil do Twitter, nessa sexta-feira (3). O empresário escreveu: “Eu costumava estar interessado em criptomoedas, mas agora estou interessado em IA“.
A mudança de foco do bilionário é considerada significativa. Nos últimos anos, ele vinha demonstrando forte interesse por criptos, incluindo Bitcoin e Dogecoin.
No início de 2021, por exemplo, a Tesla comprou US$ 1,5 bilhão em Bitcoin, e Musk passou a ser um forte incentivador do uso da moeda, inclusive com declarações públicas. Tudo isso fez com que aumentasse o preço das criptomoedas no mercado.
Mudança de rota
A mudança inesperada nos investimentos e interesses econômicos do empresário pegou muita gente de surpresa e promete gerar efeitos econômicos.
Já há algum tempo, Musk apresenta-se como defensor da segurança em relação à IA. Ele já argumentou, inclusive, que ela tem potencial para ser uma ameaça existencial para a humanidade.
Em 2015, o bilionário cofundou a OpenAI para ajudar no desenvolvimento de uma IA mais segura e responsável. A empresa, que é criadora do ChatGPT, tem como objetivo promover e desenvolver IA amigável à humanidade.
Potencial da Inteligência Artificial
Ainda não está claro qual será o grau de envolvimento de Musk no mercado de IA. O que se sabe é que a inteligência artificial tem potencial para mudar e transformar muitas áreas da vida.
Da assistência médica até a condução autônoma, estamos falando de um campo vasto de atuação e descobertas. É provável que os investimentos nessa área sejam uma prioridade crescente para grandes empresários, nos próximos anos.
Reação da comunidade
A declaração de Musk, no entanto, rendeu reações da comunidade de investidores e empresas ligadas às criptomoedas.
A mudança de foco do bilionário veio como um “balde de água fria”. Muitos acreditavam que ele seguiria focado em projetos com criptomoedas, mesmo após a compra do Twitter.
A Dogecoin, cripto preferida de Musk, já não estava em um bom momento e caiu mais 5% após o comentário do empresário.
Investidores da moeda chegaram a dizer que iriam vender todas as posses, já que tinham decidido investir por recomendação do magnata.
Musk recebeu algumas respostas imediatas, como da Binance, maior corretora do mundo. O perfil da empresa o questionou se ele não poderia manter o interesse pelas duas tecnologias ao mesmo tempo. A pergunta, até então, segue sem resposta.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp