Conecte-se conosco

Agronegócio

Preços de fertilizantes caem drasticamente, chegando a até 70% de redução

A Associação Nacional de Difusão de Adubos informou a diminuição dos preços dos fertilizantes. Entenda como isso impacta a sua vida.

Publicado

em

A agricultura moderna e industrializada, baseada na monocultura, depende de diversos insumos capazes de otimizar a plantação. Dentre eles, estão os fertilizantes, que tornam o solo mais rico para a produção de diversos plantios. 

Em um mundo globalizado, é possível afirmar que as decisões tomadas pelos grandes líderes mundiais podem afetar e muito a economia de outros países, haja vista que, devido ao conteúdo diferencial do espaço, existe uma necessidade constante de realização de trocas de insumos entre os territórios. 

Uma das razões do aumento dos preços dos alimentos no país está intrinsecamente ligada à guerra que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia. Nesse momento, você deve estar se questionando o motivo dessa ligação, visto que o Brasil fica tão distante geograficamente desse conflito. 

O que acontece é que o Brasil era consumidor de fertilizantes produzidos na Rússia. Com a guerra, o preço dos fertilizantes subiu, afetando diretamente o preço da produção de alimentos no Brasil, fazendo com eles cheguem mais caro nos supermercados. 

Contudo, temos uma boa notícia. Durante uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária foi apresentada, pela Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), uma baixa no preço dos fertilizantes de 60% a 70%, o que beneficiará o consumidor final. 

De acordo com o ministro da agricultura e pecuária, isso significa que a dona de casa vai poder encontrar o alimento mais barato nas gôndolas do supermercado. 

O presidente da ANDA, Eduardo Monteiro, afirmou que os fertilizantes reduziram em 70% para os nitrogenados e 60% fósforo e cloreto, o que diminuirá muito o preço dos alimentos no Brasil e intensificará a produção sustentável. 

De acordo com o ministro da agricultura e pecuária, Carlos Fávaro:

Se nós queremos, através da sustentabilidade – que é a nossa palavra de ordem –, intensificar a produção brasileira com a conversão de pastagens, sem desmatamento, isso só vai acontecer se tivermos fertilizantes disponíveis.” 

Todavia, o Governo Federal está em busca de estruturar um plano para que o Brasil seja cada vez mais independente da importação de insumos, o que traz mais segurança para os agricultores brasileiros. Somente assim será possível que o Brasil se torne protagonista na produção de alimentos. 

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS