Saúde
Café puro pela manhã: seu aliado ou vilão para a saúde? Descubra agora!
Tomar um cafezinho todo dia de manhã é quase uma tradição, mas como isso pode afetar a sua saúde? Descubra agora!
Quem não ama começar o dia com um cafezinho? Paixão nacional, muitas pessoas abrem mão de tudo no café da manhã e só iniciam a rotina com a tradicional bebida. No entanto, será que esse consumo diário pode fazer mal ou trazer benefícios para a saúde?
Os efeitos do café já vêm sendo pesquisado há tempos, em especial da cafeína e do ácido clorogênico. No entanto, os resultados dos estudos muitas vezes são divergentes: alguns apontam benefícios, enquanto outros fazem ressalvas.
Uma revisão de literatura de 2017 publicada na revista Planta Medica mostra que o consumo moderado de café pode trazer benefícios à saúde de quem o consome. O estudo também aponta que a maneira como a cafeína afeta o metabolismo de cada pessoa é muito diversa.
Horário e preparo são importantes
Um fator importante que precisa ser destacado é que a forma como ele atua no organismo varia conforme a maneira com que foi processado previamente, preparado ou consumido. Isso impacta seus componentes nutricionais e, consequentemente, a maneira como ele é metabolizado pelo organismo.
Muitas pessoas gostam de tomar seu café logo pela manhã e, embora não haja contraindicação relacionando esse hábito a danos no estômago, pessoas propensas a refluxo gastroesofágico e azia devem tomar cuidado com o excesso de ácido estomacal produzido durante essa ingestão.
Outras revisões literárias se mostraram inconclusivas sobre a relação direta entre o refluxo gastroesofágico e a ingestão de café com o estômago vazio, ou ainda se outros fatores relacionados ao estilo de vida teriam maior influência nessa condição.
Assim, a melhor forma de se prevenir é realmente estar atento às respostas do seu corpo ao consumo do café.
Dicas de consumo
Essa mesma pesquisa mostra que a ingestão da bebida combinada com uma dieta balanceada pode ajudar a regularizar as funções do intestino. Entretanto, deve-se tomar cuidado com o exagero mesmo quando o propósito é esse, já que o excesso pode causar certa desidratação e perda de nutrientes devido à “velocidade” em que ele age no órgão.
A cafeína pode começar sua ação a partir de 15 minutos após o consumo, oferecendo a sensação de mais energia para realizar nossas tarefas. Porém, para quem é sensível a ela, o ideal é combinar o cafezinho com leite ou creme, além de pães integrais ou grãos.
Toda combinação deve seguir as informações de um nutricionista ou médico que já faça seu acompanhamento.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos7 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos16 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver