Conecte-se conosco

Saúde

Café puro pela manhã: seu aliado ou vilão para a saúde? Descubra agora!

Tomar um cafezinho todo dia de manhã é quase uma tradição, mas como isso pode afetar a sua saúde? Descubra agora!

Publicado

em

Quem não ama começar o dia com um cafezinho? Paixão nacional, muitas pessoas abrem mão de tudo no café da manhã e só iniciam a rotina com a tradicional bebida. No entanto, será que esse consumo diário pode fazer mal ou trazer benefícios para a saúde?

Os efeitos do café já vêm sendo pesquisado há tempos, em especial da cafeína e do ácido clorogênico. No entanto, os resultados dos estudos muitas vezes são divergentes: alguns apontam benefícios, enquanto outros fazem ressalvas.

Uma revisão de literatura de 2017 publicada na revista Planta Medica mostra que o consumo moderado de café pode trazer benefícios à saúde de quem o consome. O estudo também aponta que a maneira como a cafeína afeta o metabolismo de cada pessoa é muito diversa.

Horário e preparo são importantes

Um fator importante que precisa ser destacado é que a forma como ele atua no organismo varia conforme a maneira com que foi processado previamente, preparado ou consumido. Isso impacta seus componentes nutricionais e, consequentemente, a maneira como ele é metabolizado pelo organismo.

Muitas pessoas gostam de tomar seu café logo pela manhã e, embora não haja contraindicação relacionando esse hábito a danos no estômago, pessoas propensas a refluxo gastroesofágico e azia devem tomar cuidado com o excesso de ácido estomacal produzido durante essa ingestão.

Outras revisões literárias se mostraram inconclusivas sobre a relação direta entre o refluxo gastroesofágico e a ingestão de café com o estômago vazio, ou ainda se outros fatores relacionados ao estilo de vida teriam maior influência nessa condição.

Assim, a melhor forma de se prevenir é realmente estar atento às respostas do seu corpo ao consumo do café.

Dicas de consumo

Essa mesma pesquisa mostra que a ingestão da bebida combinada com uma dieta balanceada pode ajudar a regularizar as funções do intestino. Entretanto, deve-se tomar cuidado com o exagero mesmo quando o propósito é esse, já que o excesso pode causar certa desidratação e perda de nutrientes devido à “velocidade” em que ele age no órgão.

A cafeína pode começar sua ação a partir de 15 minutos após o consumo, oferecendo a sensação de mais energia para realizar nossas tarefas. Porém, para quem é sensível a ela, o ideal é combinar o cafezinho com leite ou creme, além de pães integrais ou grãos.

Toda combinação deve seguir as informações de um nutricionista ou médico que já faça seu acompanhamento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS