Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como fazer mudas de tamarindo utilizando sementes da fruta

Se você tem interesse em fazer mudas da planta para ter tamarindos orgânicos no seu pomar, fique de olho no passo a passo.

Publicado

em

O tamarineiro é uma árvore frutífera que pode chegar a até 25 metros de altura. Suas folhas são sensíveis e se fecham durante o inverno, e seu fruto, azedo e levemente adocicado, pode ser consumido de diversas formas: in natura, na forma de sucos, doces, geleias, caldas, licores e mais. Em geral, a tamarindo proporciona diversos benefícios para a saúde, já que possui vitaminas, minerais e fibras muito eficazes para o organismo. 

Outra vantagem do tamarineiro é que ele pode ser cultivado de forma simples e prática, bastando, para isso, algumas sementes e, é claro, o emprego dos cuidados básicos do cultivo tradicional. Sendo assim, se você tem interesse em fazer mudas da planta para ter tamarindos orgânicos no seu pomar, fique de olho no passo a passo logo adiante. Confira! 

Plantio com sementes

Primeiramente, vamos ensinar como preparar as sementes. Para isso, remova a cápsula e a polpa, e deixe descansar as sementes em água morna. Depois de 24 horas, extraia as sementes da água e repita o processo.

Uma vez que as sementes estejam lisas e limpas, coloque-as em um guardanapo umedecido, e deixe dentro de um recipiente com tampa furada por cerca de 10 a 20 dias.

Findo o prazo, plante as sementes em balainhos ou sementeiras. Misture na terra: terriço (adubo com terra vegetal, húmus e terra preta) e esterco bem curtido.  Faça uma cova de 2 a 3 cm e lance as sementes.  Deixe à meia sombra e regue todos os dias de modo a manter a terra levemente úmida. Mas, atenção, nunca encharque demais, já que água em excesso pode prejudicar o bom desenvolvimento da planta.

Quando o tamarineiro alcançar 25 cm de altura, já pode ser transplantado para seu local definitivo. O terreno para a plantinha deve ser profundo, fértil e bem drenado. Evite locais pedregosos ou sujeitos a encharcamentos. O clima ideal é o tropical úmido e árido e exige boa intensidade de luz pois a árvore é sensível ao frio. Sendo assim, coloque a muda em local com incidência de luz direta durante a maior parte do dia. 

A árvore de tamarindo apresenta crescimento lento. Logo, recomenda-se que se faça adubações periódicas para mantê-lo forte e menos suscetível a pragas e doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS