Bancos
O efeito dominó da falência de um banco do Vale do Silício: como afetará o sistema financeiro global?
Banco quebrou na última sexta-feira, 10, acendendo um sinal de alerta para o mundo todo. Saiba os impactos desse colapso!
Na última sexta-feira, 10, o Silicon Valley Bank (SVB) quebrou, o que fez com que muitas instituições financeiras ao redor do mundo ficassem em estado de alerta. O motivo é que a falência de uma empresa desse porte não ocorria desde a crise de 2008.
No domingo passado, 12, o Tesouro dos Estados Unidos teve que tomar uma atitude drástica em relação ao SVB, assumindo seu comando e oferecendo uma salvação para os clientes da instituição. Todos os depósitos foram protegidos acima dos limites segurados federalmente.
A medida foi necessária depois que o banco PNC Financial negou todas as ofertas de aquisição do SVB, que atuava no atendimento de diversas empresas da área de tecnologia do Vale do Silício. Caso o governo norte-americano não tivesse agido, os prejuízos ainda maiores.
O que impressiona é que o SVB era um gigante no mundo financeiro, oferecendo recursos específicos e importantes para companhias de tecnologia. É estimado, inclusive, que ele foi responsável pelo crescimento do empreendedorismo, já que oferecia linhas de crédito para empresas novas.
Impacto da falência do Silicon Valley Bank
Com a queda do SVB, muitas empresas de tecnologia e fundos de cobertura chineses se encontram em uma situação financeira bastante arriscada, já que não possuem acesso ao mercado dos EUA. O banco era um parceiro muito importante para essas companhias, muitas delas internacionais.
O que colocou o setor empresarial de todo o mundo em alerta, no entanto, é um possível efeito dominó das instituições financeiras que pode ter sido desencadeado pelo colapso inesperado e veloz. Agora, os bancos devem adotar medidas proativas para garantir que condições de resistir, se armando contra possíveis futuros choques financeiros e considerando os riscos de liquidez, flutuações de juros e a instabilidade sistêmica.
A derrocada do SVB também demonstrou o quão rápida e inesperada pode ser a queda de uma instituição enorme, mas deve servir como exemplo e incentivo para que outros bancos adotem as medidas corretas para evitar o mesmo fim.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?