Conecte-se conosco

Bancos

O efeito dominó da falência de um banco do Vale do Silício: como afetará o sistema financeiro global?

Banco quebrou na última sexta-feira, 10, acendendo um sinal de alerta para o mundo todo. Saiba os impactos desse colapso!

Publicado

em

Na última sexta-feira, 10, o Silicon Valley Bank (SVB) quebrou, o que fez com que muitas instituições financeiras ao redor do mundo ficassem em estado de alerta. O motivo é que a falência de uma empresa desse porte não ocorria desde a crise de 2008.

No domingo passado, 12, o Tesouro dos Estados Unidos teve que tomar uma atitude drástica em relação ao SVB, assumindo seu comando e oferecendo uma salvação para os clientes da instituição. Todos os depósitos foram protegidos acima dos limites segurados federalmente.

A medida foi necessária depois que o banco PNC Financial negou todas as ofertas de aquisição do SVB, que atuava no atendimento de diversas empresas da área de tecnologia do Vale do Silício. Caso o governo norte-americano não tivesse agido, os prejuízos ainda maiores.

O que impressiona é que o SVB era um gigante no mundo financeiro, oferecendo recursos específicos e importantes para companhias de tecnologia. É estimado, inclusive, que ele foi responsável pelo crescimento do empreendedorismo, já que oferecia linhas de crédito para empresas novas.

Impacto da falência do Silicon Valley Bank

Com a queda do SVB, muitas empresas de tecnologia e fundos de cobertura chineses se encontram em uma situação financeira bastante arriscada, já que não possuem acesso ao mercado dos EUA. O banco era um parceiro muito importante para essas companhias, muitas delas internacionais.

O que colocou o setor empresarial de todo o mundo em alerta, no entanto, é um possível efeito dominó das instituições financeiras que pode ter sido desencadeado pelo colapso inesperado e veloz. Agora, os bancos devem adotar medidas proativas para garantir que condições de resistir, se armando contra possíveis futuros choques financeiros e considerando os riscos de liquidez, flutuações de juros e a instabilidade sistêmica.

A derrocada do SVB também demonstrou o quão rápida e inesperada pode ser a queda de uma instituição enorme, mas deve servir como exemplo e incentivo para que outros bancos adotem as medidas corretas para evitar o mesmo fim.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS