Conecte-se conosco

Economia

Tensão dos investidores aumenta com teste positivo de Trump para Covid-19 antes de eleições

Maneira como como o presidente dos EUA lidará com a doença ditará o comportamento dos investidores.

Publicado

em

O diagnóstico de Covid-19 de Donald Trump refletiu nos mercados nesta sexta-feira, provocando uma liquidação nas ações e no petróleo e uma alta na demanda por ouro e títulos, portos seguros tradicionais.

Já temerosos antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos em novembro, os investidores acrescentaram à sua lista de preocupações a saúde do presidente norte-americano.

“Esta é uma nova incerteza em um mundo que já está confuso, o que não é o melhor”, disse o estrategista europeu da Raymond James, Chris Bailey.

Em grande parte, o rumo dos investimentos passou a depender da maneira como como o presidente dos EUA lidará com a doença que já matou mais de 1 milhão de pessoas ao redor do globo.

“O presidente dos Estados Unidos está com uma doença que mata pessoas. As pessoas estão se livrando do risco por causa disso”, falou o chefe de pesquisa da Pepperstone, Chris Weston.

Os mercados podem se estabilizar e Trump pode usar o ocorrido para ser visto como um guerreiro na campanha contra seu rival democrata, Joe Biden, no caso positivo de seus sintomas serem leves e sua recuperação rápida.

Contudo, caso o político de 74 anos fique muito doente e precise ser internado em um hospital, ou ainda se o vírus se espalhar para outros membros de seu governo, os agentes do mercado podem se assustar.

“O que está me deixando preocupado mais do que qualquer outra coisa é o ponto de interrogação sobre a legitimidade do processo eleitoral”, disse o administrador de fundos de renda fixa David Arnaud, da Canada Life Asset Management.

A maioria dos investidores recebeu a notícia como um sinal de alerta de que os mercados permanecerão tensos no futuro próximo, e começaram a se preparar para uma alta volatilidade que certamente virá.

O VIX teve alta para quase 29 pontos, frente cerca de 27 pontos na quinta-feira, movimento acompanhado por outros indicadores de volatilidade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS