Conecte-se conosco

Finanças

Saúde financeira em foco: Teste suas habilidades com a ferramenta da Febraban!

É sempre bom estar atento à situação na qual se encontra nossa saúde financeira. Para isso, conheça esta ferramenta gratuita.

Publicado

em

Se você tem dúvidas se a sua vida financeira está fluindo bem ou se precisa de mais atenção, saiba que você pode contar com a ferramenta gratuita disponibilizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Essa ferramenta, a partir de um questionário, vai te dizer como manter sua saúde financeira em sua melhor fase. Para a Febraban, para possuir uma boa saúde financeira, é necessário que você seja disciplinado, para cumprir com suas obrigações financeiras e equilibrado, para ter autocontrole e tomar boas decisões.

Com uma boa saúde financeira, você se sente seguro, tanto em relação ao momento em que se vive atualmente quanto para com o futuro.

Sua vida financeira está ótima? Que tal conferir utilizando o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/Febraban). Essa é uma ferramenta gratuita que poderá vir a ser muito útil.

Essa ferramenta foi desenvolvida de forma a se adaptar a realidade vivida pelos cidadãos brasileiros. Ela é fruto do trabalho de mais de 70 especialistas da Febraban, além da cooperação de universidades, membros do Sistema Financeiro Nacional e a cooperação técnica do Banco Central (BC).

Esse tipo de índice já foi utilizado em outros países, tais como Estados Unidos, Cingapura e Escócia. No entanto, o utilizado pela Febraban no Brasil leva em consideração um fator em especial, a base socioeconômica da população brasileira.

Dessa forma, é necessário levar em consideração que, por exemplo, uma pessoa organizada, que controla suas contas e tem conhecimento e disposição para poupar, pode não ter dinheiro sobrando no fim do mês devido à realidade de seu dia a dia, e o I-SFB leva tudo isso em conta.

Como utilizar corretamente o I-SFB?

Essa ferramenta serve para auxiliar os brasileiros a compreenderem como está sua situação financeira, quais são os pontos frágeis e quais precisam ser trabalhados. Dessa forma, é possível equilibrar o seu orçamento mensal com os seus gastos e contas.

Para se ter uma noção, apenas 31% dos brasileiros tem dinheiro “sobrando” no final do mês; enquanto isso, cerca de 34,2% gastam mais do que recebem. Pouco menos da metade da população, cerca de 45%, costuma e sabe se informar antes de tomar decisões financeiras.

A pontuação média do brasileiro no I-SFB é de 56 pontos. Sua situação está abaixo, na média ou acima dela? Para descobrir, acesse a ferramenta clicando aqui.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS