Conecte-se conosco

Saúde

Dieta milagrosa? Redução do risco de demência agora comprovada!

Você já ouviu falar sobre a dieta mediterrânea? Saiba quais são os seus benefícios e de que forma ela pode reduzir o risco de demência.

Publicado

em

Segundo um levantamento de dados feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 55 milhões de pessoas sofrem com algum grau de demência ao redor do mundo. No entanto, esse número pode chegar a 78 milhões até 2030, o que pode ser caracterizado como um grande salto pouco tempo.

A demência é uma síndrome que afeta as funções cognitivas, incluindo memória, raciocínio, linguagem e principais habilidades do paciente. A doença acaba interferindo na vida como um todo e muda drasticamente sua rotina.

Mas é possível que uma solução seja capaz de reverter o quadro. De acordo com a pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, a alimentação pode influenciar na qualidade de vida e mudar essa estatística.

Os benefícios da dieta mediterrânea

O estudo realizado pelos pesquisadores mostrara que indivíduos adeptos a dieta mediterrânea, na qual constam alimentos como vegetais, frutas e azeite, possuem 23% menos chances de desenvolverem a doença no futuro.

Essa análise foi feita com mais de 60 mil pessoas que participavam do UK Biobank, um banco de dados de saúde dos moradores do Reino Unido. Os resultados foram divulgados na última terça-feira (14), na revista científica BMC Medicine.

Apesar de a dieta apresentar benefícios, ela ainda não mostrou resultados concretos para relacionar a alimentação saudável com o risco da doença. Contudo, os resultados abriram novos caminhos para futuras pesquisas.

Quais são os alimentos que fazem parte da dieta?

  • Beber vinho nas refeições, porém em quantidade sutil;
  • Pouca quantidade de doce ou nenhum;
  • Carne de aves, como frango, ao invés de carne vermelha;
  • Queijo e iogurte natural, sem exageros;
  • Peixes ricos em ácidos graxos ômega-3;
  • Azeite de oliva extravirgem como principal fonte de gordura;
  • Grãos integrais;
  • Muitos vegetais e frutas.

No entanto, antes de aderir a qualquer dieta, é importante ir a um nutricionista ou médico de confiança para saber o que é melhor para você e seu organismo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS