Economia
Auxílio Gás: Se inscreveu no cadastro único? Saiba como receber!
Benefício do governo federal pode ser solicitado pelas famílias inscritas no Cadastro Único. Saiba como receber!
As pessoas e famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social possuem algumas opções, fornecidas através de programas sociais do Governo Federal, que busca garantir mais dignidade e condições melhores de vida para essas pessoas.
Entre esses programas, está o Auxílio Gás, que fornece uma quantia em dinheiro para auxiliar essas famílias na aquisição do gás de cozinha, praticamente fundamental para alimentação, visto sua necessidade na hora de preparar a comida.
O auxílio foi criado no fim do ano de 2021, durante o governo Bolsonaro, momento em que o gás de cozinha passava por uma alta histórica, o que dificultava ou praticamente impossibilitava a aquisição do produto por parte das famílias mais vulneráveis.
O benefício é pago de maneira bimestral, ou seja, a cada dois meses, sendo que atualmente o governo informa serem mais de 5,6 milhões de famílias brasileiras que recebem a assistência. Os requisitos para recebimento do benefício são muito simples. Confira.
Como receber o Auxílio Gás?
O benefício é voltado para atender as famílias que estejam devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Sendo assim, inicialmente é preciso ir até o Centro de Referência Social (CRAS) e solicitar sua inscrição no sistema.
Para isso, o responsável pela família deve estar com seus documentos pessoais, bem como dos demais membros do lar.
Além disso, é preciso que a renda familiar mensal seja de até meio salário mínimo por pessoa ou que haja algum morador que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social morando em casa.
É importante ressaltar que o Bolsa Família, outro programa social do governo, não é levado em consideração no cálculo da renda mensal familiar para inclusão no programa do Auxílio Gás, mesmo que os pagamentos ocorram nas mesmas datas, de acordo com o último dígito do NIS do beneficiário.
Os pagamentos do Auxílio Gás são feitos a cada dois meses, de acordo com o mencionado anteriormente, sendo equivalentes ao valor de referência do produto, que é apurado periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia20 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira9 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção