Economia
Pendência surpresa? Não fique sem seu novo RG – Descubra!
Confira neste post a pendência que pode impedir o cidadão de emitir o novo modelo de RG. Saiba os detalhes aqui.
O novo Registro Geral será intitulado de Carteira de Identidade Nacional (CIN) e contará com várias informações de registro do cidadão. O documento que substitui o RG terá o CPF como número de identificação.
A CIN será implantada no país de forma gradual, portanto, ainda não é obrigatória a atualização. O novo documento irá reunir informações como nome completo, data e local de nascimento, foto e impressões digitais do titular.
Além disso, o documento poderá conter dados como o número do CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e Previdência Social, entre outros.
Considerando que o CPF será o número de identificação do documento, os brasileiros que tiverem pendências com a Receita Federal poderão enfrentar dificuldades para emitir o CIN. Portanto, para emitir o documento, é necessário estar com o cadastro regularizado.
Para saber se seu CPF está irregular, acesse o site da Receita Federal e consulte a situação cadastral. Se estiver “pendente de regularização”, você precisará regularizar o documento.
Veja os estados que já emitem o novo RG:
- Acre
- Alagoas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Pará
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
Uma das principais inovações é a utilização de tecnologias de biometria, como a coleta das impressões digitais do titular e a inclusão de um QR Code com informações criptografadas. Isso torna o documento mais difícil de ser falsificado ou fraudado.
O CIN ainda não está disponível para emissão em todos os estados brasileiros. A primeira emissão é gratuita e é de competência dos órgãos responsáveis de cada estado.
Aqueles que desejarem emitir o novo documento precisam comparecer em uma unidade de emissão com certidão de nascimento ou casamento, documento oficial com foto e o CPF regular.
A implantação da CIN está prevista para ocorrer de forma gradual, com previsão de conclusão em até 10 anos. O cidadão que ainda tiver o modelo antigo não será prejudicado.
Vale ressaltar que a emissão é gratuita para a população e que a substituição das carteiras de identidade antigas será feita de forma gradual, de acordo com um cronograma a ser estabelecido pelos órgãos competentes.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura