Conecte-se conosco

Artigos

Quando serei obrigado a renovar minha CNH para o modelo novo?

Um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação foi lançado para dar mais segurança ao condutor. Saiba quando é preciso trocar.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou um novo visual em julho. Além de um novo design, o novo documento conta com uma série de mudanças para gerar mais segurança aos motoristas e ainda seguir o padrão internacional.

Todos os brasileiros poderão atualizar suas carteiras de motoristas na nova versão, porém, com essa atualização, surgiram algumas dúvidas. Muitos motoristas passaram a se perguntar se precisarão trocar a habilitação ou até mesmo se a carteira antiga já perdeu a validade.

A resposta para as duas perguntas é não. Primeiro que nenhum motorista é obrigado a atualizar sua CNH agora. Nesse primeiro momento, só quem tirar a primeira via do documento, adicionar outra categoria a ele ou tiver que substituir o documento por algum motivo terá a nova versão.

Para os demais motoristas, a CNH antiga valerá por mais algum tempo, sendo assim, a troca só precisará ser feita entre um prazo de 3 a 10 anos. Se a carteira não estiver vencida, o condutor poderá dirigir dentro deste prazo com sua carteira antiga, sem se preocupar com o risco de multa por este motivo.

A validade da carteira antiga varia conforme a idade do condutor. Veja abaixo o tempo que é necessário para renovação da CNH, de acordo com a idade do motorista:

  • Até 49 anos: validade de 10 anos
  • Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos
  • Acima de 70: validade de 3 anos

Com essa tabela de atualização, a mudança pode ser feita aos poucos, e o Detran não ficará tão congestionado com a necessidade de troca. Quem precisa renovar o documento em uma data anterior ao prazo mencionado acima pode fazê-lo normalmente.

Quais as mudanças na CNH?

A maior mudança da nova versão da CNH é o design e a maior capacidade de segurança. Ela continuará sendo emitida no formato físico, mesmo agora o condutor conta com a CNH digital.

Em seu design, podemos perceber novas cores, como alguns detalhes em amarelo. Também há um quadro com pictogramas que mostra quais veículos o condutor está habilitado a dirigir.

Para transexuais e travestis que passaram pela alteração na Carteira de Identidade, a nova CNH permite a possibilidade do nome social, como também a inclusão da filiação afetiva.

A diferença nos quesitos de segurança do novo modelo se dá por um holograma, impressão com tinta fluorescente e alguns detalhes que só poderão ser vistos com luz ultravioleta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS