Artigos
Quando serei obrigado a renovar minha CNH para o modelo novo?
Um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação foi lançado para dar mais segurança ao condutor. Saiba quando é preciso trocar.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou um novo visual em julho. Além de um novo design, o novo documento conta com uma série de mudanças para gerar mais segurança aos motoristas e ainda seguir o padrão internacional.
Todos os brasileiros poderão atualizar suas carteiras de motoristas na nova versão, porém, com essa atualização, surgiram algumas dúvidas. Muitos motoristas passaram a se perguntar se precisarão trocar a habilitação ou até mesmo se a carteira antiga já perdeu a validade.
A resposta para as duas perguntas é não. Primeiro que nenhum motorista é obrigado a atualizar sua CNH agora. Nesse primeiro momento, só quem tirar a primeira via do documento, adicionar outra categoria a ele ou tiver que substituir o documento por algum motivo terá a nova versão.
Para os demais motoristas, a CNH antiga valerá por mais algum tempo, sendo assim, a troca só precisará ser feita entre um prazo de 3 a 10 anos. Se a carteira não estiver vencida, o condutor poderá dirigir dentro deste prazo com sua carteira antiga, sem se preocupar com o risco de multa por este motivo.
A validade da carteira antiga varia conforme a idade do condutor. Veja abaixo o tempo que é necessário para renovação da CNH, de acordo com a idade do motorista:
- Até 49 anos: validade de 10 anos
- Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos
- Acima de 70: validade de 3 anos
Com essa tabela de atualização, a mudança pode ser feita aos poucos, e o Detran não ficará tão congestionado com a necessidade de troca. Quem precisa renovar o documento em uma data anterior ao prazo mencionado acima pode fazê-lo normalmente.
Quais as mudanças na CNH?
A maior mudança da nova versão da CNH é o design e a maior capacidade de segurança. Ela continuará sendo emitida no formato físico, mesmo agora o condutor conta com a CNH digital.
Em seu design, podemos perceber novas cores, como alguns detalhes em amarelo. Também há um quadro com pictogramas que mostra quais veículos o condutor está habilitado a dirigir.
Para transexuais e travestis que passaram pela alteração na Carteira de Identidade, a nova CNH permite a possibilidade do nome social, como também a inclusão da filiação afetiva.
A diferença nos quesitos de segurança do novo modelo se dá por um holograma, impressão com tinta fluorescente e alguns detalhes que só poderão ser vistos com luz ultravioleta.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora