Saúde
Cansaço Misterioso? Alergias Respiratórias Podem ser a Causa!
As alergias respiratórias podem apresentar diversos sintomas que muitos não são muito associados à condição. Entenda quais.
A primavera marca o início da temporada de alergias sazonais com seus sintomas incômodos, como espirros, coriza, olhos lacrimejantes e fadiga, segundo a especialista em alergias e imunologia Jyothi Tirumalasetty, professora assistente clínica de medicina da Universidade Stanford. Pesquisas mostram que a aproximadamente 26% dos adultos nos EUA sofrem com elas.
Porém, pode ser difícil distinguir se a fadiga é causada pelas alergias ou por outras condições, como um resfriado, COVID-19 ou alterações de horário. Aqui estão algumas dicas simples para diferenciá-las.
Sintomas
De acordo com Tirumalasetty, alergias podem causar fadiga de maneira indireta, interferindo na habilidade de dormir. O nariz congestionado ou a presença de chiado dificultam o adormecimento ou levam a episódios de tosse durante o sono.
Além disso, a congestão pode gerar pressão nas vias respiratórias superiores, causando cansaço, conforme observado por Joyce Yu, alergista e imunologista pediátrica do Centro Médico Irving da Universidade Columbia. Ela ressalta que esse cansaço é um sinal para o cérebro de que o corpo está exausto.
Tirumalasetty acrescenta que um indicador importante de que a fadiga está relacionada a alergias é a presença de outros sintomas alérgicos, como coriza, coceira nos olhos, ouvidos, nariz e garganta, olhos lacrimejantes, espirros, chiado ao respirar, tosse, gotejamento pós-nasal e erupções cutâneas ou urticária.
No entanto, Yu destaca que se a pessoa não apresenta nenhum deles, é provável que ela seja causada por outro fator. De acordo com Nina Mingioni, professora de medicina da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, condições de saúde comuns como depressão, deficiência de ferro, problemas de tireoide e apneia do sono também podem levar à fadiga.
Além disso, Tirumalasetty ressalta que infecções respiratórias, como o resfriado comum ou a Covid-19, são causadores da fadiga que também apresentam sintomas típicos de alergia, como tosse, dor de cabeça, nariz entupido ou escorrendo.
Como diferenciar
Os principais sintomas que diferenciam as alergias dessas outras condições são coceira no nariz, olhos e ouvidos. Yu explica que se você está com uma infecção respiratória superior, é possível ter febre, dor de garganta, gânglios inchados e dores musculares, o que não está necessariamente associado a alergias.
Segundo Tirumalasetty, a duração dos sintomas pode ser um indicador do que está causando o desconforto. Um resfriado comum geralmente desaparece em duas semanas, então se eles persistirem por semanas ou meses, é provável que sejam causados por uma reação alérgica.
Uma vez que a fadiga é um sintoma e não uma condição médica específica, Mingioni enfatiza que a abordagem para tratá-la é tratar a causa subjacente. Se a congestão nasal estiver causando fadiga ou outros sintomas, como dores de cabeça, Yu recomenda o uso de medicamentos para alergia de venda livre, como anti-histamínicos orais.
No entanto, esses medicamentos podem causar sonolência, especialmente os de primeira geração, como difenidramina ou hidroxizina, em comparação com os de segunda geração, como loratadina ou cetirizina, conforme explica Yu.
Tirumalasetty diz que até mesmo os remédios rotulados como “não sonolentos” podem causar sonolência em algumas pessoas. Portanto, pode ser necessário experimentar vários medicamentos até encontrar o que funciona melhor para você.
No entanto, Yu enfatiza que é mais benéfico tratar as alergias com medicamentos do que evitar o uso devido ao medo de sonolência – pelo menos, com base em sua experiência com pacientes. Além disso, se a fadiga estiver sendo causada por sintomas de alergia que o mantém acordado à noite, a sonolência induzida pelos medicamentos pode ser útil.
A especialista sugere que existem alternativas aos medicamentos orais, como sprays ou enxágues nasais salinos e colírios salinos ou anti-histamínicos para aliviar os sintomas. Ela também destaca que observar os padrões em seus sintomas pode ser útil para se preparar para a temporada de alergia.
Por exemplo: se você sabe quando normalmente experimenta fadiga e outros sintomas de alergia, pode começar a coletar seus medicamentos algumas semanas ou meses antes. De acordo com Tirumalasetty, manter um diário é uma ferramenta muito útil para acompanhar seus sintomas.
Isso pode ser feito por meio do calendário do telefone, um aplicativo de notas ou um caderno físico. Tirumalasetty sugere fazer anotações específicas, como “estive na casa do meu irmão, que tem seis gatos, e agora estou sentindo coceira e fadiga”.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025