Curiosidades
Aranhas bizarras: na Austrália, aracnólogo descobre espécie que “morde”
Aranha tem veneno mas não é letal, ela morde como uma cobra! Conheça a aranha-de-alçapão e outras que vivem no território australiano.
Recentemente, cientistas do Museu de Queensland, na Austrália, documentaram uma espécie rara de aranha-de-alçapão, que pode causar “mordidas dolorosas” em humanos.
Conforme o aracnólogo Michael Rix, a espécie Euplos dignitas já era conhecida há 25 anos, porém ainda não havia sido catalogada oficialmente. Ele descreveu a descoberta como uma “redescoberta”.
Aranha que morde humanos
A Euplos dignitas é uma espécie que habita as florestas das cidades de Eidsvold e Mont Isa, localizadas no nordeste da Austrália. Com um tamanho de aproximadamente 5cm, é consideravelmente maior do que a maioria das aranhas-de-alçapão.
O aracnólogo Michael Rix explicou que o nome em latim está relacionado com os conceitos de dignidade e grandeza, fazendo referência à natureza impressionante da aranha.
As fêmeas da espécie podem viver até 20 anos, mas são altamente vulneráveis às mudanças climáticas. Apesar do veneno da aranha ser doloroso, não é letal.
Os machos da espécie passam os primeiros cinco a sete anos de vida em tocas antes de procurarem por uma parceira. De acordo com Rix, os machos são impressionantes por serem vermelhos.
A descoberta foi realizada através do Projeto DIG, que é uma colaboração entre o Museu de Queensland, a mineradora e petrolífera anglo-australiana BHP e a BHP Mitsubishi Alliance, que auxilia na descoberta de novas espécies na região.
Aranhas bizarras
Existem várias espécies de aranhas com características incomuns que podem ser consideradas bizarra para algumas pessoas. Uma delas é a aranha-pavão (Maratus volans), nativa da Austrália.
Os machos dessa espécie têm um comportamento peculiar de exibição para atrair as fêmeas: eles levantam suas pernas e abrem suas “asas” coloridas, formando um leque.
As cores vibrantes são usadas para impressionar as fêmeas e mostrar que o macho é saudável e capaz de se reproduzir. Essa aranha pode chegar a medir cerca de 5mm e é popularmente conhecida como “aranha-pavão” devido à semelhança das suas asas com as do pássaro de mesmo nome.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp