Conecte-se conosco

Finanças

Mudanças no FIES e no programa “Mais Médicos” podem ser uma excelente notícia para estudantes

Médicos com formação pelo FIES podem receber alguns benefícios e incentivos para participação no Programa Mais Médicos para o Brasil.

Publicado

em

Na última segunda-feira(20), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o programa “Mais Médicos” para o Brasil, iniciativa federal para preencher as vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é expandir o número de profissionais atuantes no Brasil de 13 para 28 mil.

Para que esse crescimento seja possível, serão oferecidos alguns benefícios, visando a maior permanência dos médicos no programa. Algumas dessas condições, inclusive, serão oferecidas para profissionais com formação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

FIES

Conforme mencionado por Lula no início do ano e confirmado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o FIES deve passar por algumas mudanças.

O Fundo de Financiamento permite que estudantes façam seus cursos de graduação em instituições particulares, realizando o pagamento das mensalidades apenas após a conclusão do curso em questão, de modo a facilitar o acesso ao nível superior no Brasil, que pode ser muito custoso.

Benefícios do “Mais Médicos” para formados pelo FIES

O contrato de participação na iniciativa tem a duração de quatro anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Só para o ano de 2023, o investimento previsto pelo governo federal é de R$ 712 milhões.

Com as mudanças propostas no programa, alguns benefícios serão oferecidos para que os médicos permaneçam por maiores períodos. Alguns desses benefícios são os que seguem:

  • Médicos formados pelo FIES: um adicional de 40 a 80% do total de bolsas do período total em que esteve no programa, dependendo da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em 4 parcelas: 10% por ano no decorrer dos três primeiros anos e 70% restantes ao completar o contrato.
  • Complementar o valor da bolsa para as mulheres em licença-maternidade que estiverem recebendo o auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Ofertas para especialização e mestrado;
  • Incentivo para médicos do FIES residentes em Medicina da Família, com auxílio para quitação de dívidas derivadas do financiamento estudantil;
  • Licença-paternidade de 20 dias, que antes não havia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS