Finanças
Mudanças no FIES e no programa “Mais Médicos” podem ser uma excelente notícia para estudantes
Médicos com formação pelo FIES podem receber alguns benefícios e incentivos para participação no Programa Mais Médicos para o Brasil.
Na última segunda-feira(20), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o programa “Mais Médicos” para o Brasil, iniciativa federal para preencher as vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é expandir o número de profissionais atuantes no Brasil de 13 para 28 mil.
Para que esse crescimento seja possível, serão oferecidos alguns benefícios, visando a maior permanência dos médicos no programa. Algumas dessas condições, inclusive, serão oferecidas para profissionais com formação pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
FIES
Conforme mencionado por Lula no início do ano e confirmado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o FIES deve passar por algumas mudanças.
O Fundo de Financiamento permite que estudantes façam seus cursos de graduação em instituições particulares, realizando o pagamento das mensalidades apenas após a conclusão do curso em questão, de modo a facilitar o acesso ao nível superior no Brasil, que pode ser muito custoso.
Benefícios do “Mais Médicos” para formados pelo FIES
O contrato de participação na iniciativa tem a duração de quatro anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Só para o ano de 2023, o investimento previsto pelo governo federal é de R$ 712 milhões.
Com as mudanças propostas no programa, alguns benefícios serão oferecidos para que os médicos permaneçam por maiores períodos. Alguns desses benefícios são os que seguem:
- Médicos formados pelo FIES: um adicional de 40 a 80% do total de bolsas do período total em que esteve no programa, dependendo da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em 4 parcelas: 10% por ano no decorrer dos três primeiros anos e 70% restantes ao completar o contrato.
- Complementar o valor da bolsa para as mulheres em licença-maternidade que estiverem recebendo o auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Ofertas para especialização e mestrado;
- Incentivo para médicos do FIES residentes em Medicina da Família, com auxílio para quitação de dívidas derivadas do financiamento estudantil;
- Licença-paternidade de 20 dias, que antes não havia.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Política9 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos