Conecte-se conosco

Saúde

Médicos em áreas distantes: Novo projeto governamental surpreende

Nos mesmos moldes do Mais Médicos, o novo programa levará médicos a áreas distantes dos centros urbanos. Saiba mais.

Publicado

em

Você se lembra do Programa Mais Médicos, criado em 2013 durante a gestão de Dilma Rousseff? O Governo Federal pretende criar outra iniciativa nos mesmos moldes para levar auxílio médico a regiões mais afastadas dos centros urbanos, garantindo o acesso à saúde, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O programa, que deverá ser lançado em breve, ainda não tem nome, mas foi apelidado de “Mais Saúde para os Brasileiros”. O ministro conta que o formato será ampliada, passando a incluir a formação de profissionais da atenção básica.

Para além disso, a ideia é incentivar profissionais recém-formados a ingressarem no projeto, oferecendo serviços em regiões carentes de agentes da saúde. Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde o assunto foi uma das pautas, Costa deu entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

“Vamos elevar a oferta de serviço não apenas de forma quantitativa, mas qualitativa, capacitando ainda mais a assistência básica em nosso país, além de ofertar esses médicos”, antecipou o ministro.

Rui Costa também afirmou que não há a previsão de chamadas de médicos estrangeiros, como aconteceu no Mais Médicos, que contou com profissionais cubanos para suprir as vagas não ocupadas. Segundo ele, a prioridade será garantida aos médicos brasileiros, inclusive aqueles que validaram seus diplomas tirados no exterior.

Recursos para a saúde

Na próxima semana, estão previstos novos credenciamentos de serviços de saúde que estão sem financiamento por parte do governo. O ministro explica que há anos não há um processo como esse, e por isso diversos serviços estão funcionando sem financiamento ou estão fora de funcionamento.

“Esses serviços ou estão sendo realizados sem a participação dos recursos federais, como prevê a lei, ou simplesmente o posto de saúde ficou pronto, equipado, mas está sem funcionar porque não tem o financiamento federal”, explicou Costa.

Enquanto isso, o presidente se reúne com diversos ministros para discutir o balanço de cada pasta, assim como para fazer uma projeção do que será apresentado no marco de 100 dias de governo. Também estão em discussão os planos para o ano de 2023 e para os próximos anos de mandato.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS